STORYTELLING – Como contar histórias que conectam com seu público

Storytelling – Saiba como contar histórias de valor.

Será que dominar a arte de como contar histórias realmente funciona? E se funciona, como você pode mostras as suas para o mundo?

Essas são perguntas que muita gente se faz, mas nem todos conseguem produzir algo bom. O que vemos geralmente, é mais do mesmo, ou seja, pessoas que quase não inovam, tanto no jeito de contar histórias, quanto nas próprias histórias em si.

No Marketing Multinível, por exemplo, isso acontece quase toda hora e é incrível como tanta gente ainda cai naquele papo de que você vai conseguir uma Ferrari, muito dinheiro, enfim… Aquelas lorotas que ouvimos por ai.

Se era isso que procurava nesta postagem, pode sair, aqui não é o seu lugar.

A postagem de hoje, primeira de 2017, depois de um ano extremamente produtivo, irá mostrar exatamente o que você precisa fazer para se conectar de uma maneira surpreendente com o público-alvo.

Saber como contar histórias é algo que exige uma imersão um pouco maior dentro da essência do seu projeto.

Parece complexo, né? Mas fica tranquilo(a) que ao fim da postagem de hoje você vai estar afiado(a) e vai conseguir conectar muito mais pessoas.  

Por isso te desafio a pensar da seguinte maneira:

Se o mundo é feito das histórias contadas nos filmes, noticiários, novelas, seriados, entre outros, por que não usar essa estratégia para mostrar ao mundo o seu potencial?

Posso garantir que a sua percepção de marca será outra se utilizar essa estratégia para criar conteúdos realmente bons.

Só para você ter noção de como ela dá resultado, separei 2 prints da minha lista VIP de WhatsApp, onde eu procuro relacionar as dicas com algumas experiências que vivi. Tem dado resultado, olha só:

1)

2)

Muito legal, certo? Estou curtindo muito os resultados dessa lista.

Se você ainda não faz parte, saiba que a lista VIP do Não é só foto é totalmente GRATUITA e muito simples de participar, são apenas 2 passos:
1º – Envie seu nome, sobrenome e área de atuação para o número 📲 +55 (21) 97923-6187. 
2º – Pronto! Não tem um 2º passo! Agora é só curtir o conteúdo! Estou te esperando lá!!

Já imaginou se existissem dicas completas para tornar o seu caminho um pouco mais fácil? Como um mapa para construir histórias que conectam as pessoas.

Seria incrível, certo?

Neste artigo separei algumas dicas bem legais e importantes para quem deseja se conectar de uma maneira incrível com o seu público.

Além disso trouxe alguns vídeos e links, para te ajudar a entender todas as possibilidades dessa estratégia. Por isso você está aqui no dia de hoje.

Continue lendo para saber:

  • O que é Storytelling??;
  • Importância de contar boas histórias;
  • Empresas que utilizaram essa estratégia;
  • Alguém muito famoso que utiliza essa estratégia;
  • 5 dicas para começar ainda hoje.

Gostou do que vem por aí? Então compartilhe esse post com seus amigos para que mais e mais pessoas saibam causar impacto através de suas histórias.

Agora que você já compartilhou e mais pessoas vão ter acesso à todo esse conteúdo, saiba de uma coisa.

Conhecer e entender um pouco sobre a técnica do storytelling fará com que você se conecte com a mente do seu público de uma maneira incrível. Digo isso sem medo de errar.

Ao final do conteúdo de hoje você terá total noção da importância desse conceito e provavelmente terá ideias para obter destaque através de pequenos ajustes, pelo menos é esse o meu objetivo nesse conteúdo, te ajudar a ter ideias.

Sem mais enrolações. Está preparado(a)?? Papel e caneta na mão. Let’s GO!!

 

O que é Storytelling?

Eu poderia te falar diretamente o significado de Storytelling, mas achei uma descrição bem bacana, da galera do Marketing de conteúdo, que resume essa técnica da seguinte maneira:

Storytelling é a capacidade de contar histórias de maneira relevante, onde os recursos audiovisuais são utilizados juntamente com as palavras. É um método que promove o seu negócio sem que haja a necessidade de fazer uma venda direta, em outras palavras, o Storytelling tem um caráter muito mais persuasivo do que invasivo.

O Storytelling é muito utilizado no Marketing e na Publicidade. A ferramenta se destaca pela capacidade de estreitar a relação entre uma marca e o seu consumidor final. Um ótimo aliado para compartilhar ideias, conhecimento e demais interesses através de uma narrativa.”

Dito isso, quero que você entenda o motivo pelo qual esta técnica tem se tornada cada vez mais relevante, principalmente em mundo onde cada vez mais o consumidor busca mensagens de valor através das marcas.

 

Importância de contar boas histórias

Muitos de nós não sabem, mas a maioria das atitudes que tomamos são emocionais. Nos dias de hoje é comum ouvirmos pessoas dizendo que irão agir com a cabeça, mas mesmo assim acabam agindo com as emoções.

Como te disse outras vezes, a concepção antiga do marketing persuasivo, na qual cabia identificar um potente argumento lógico capaz de convencer o consumidor a criar ou mudar sua preferência, deu lugar a um modelo intuitivo, onde o papel do marketing é de estabelecer  ou aumentar a familiaridade com a marca através de associações emocionais.

Por esse motivo, as grandes marcas tem buscado sair do óbvio na hora de vender produtos ou serviços, atrelando uma mensagem de grande a valor a sua comunicação, pois esta é uma das maneiras mais inteligentes de atingir em cheio o target da campanha, seja ele qual for, afinal de contas, todos somos seres humanos.

 

Para que você entenda como uma grande história faz diferença na hora de comunicar, separei algumas campanhas incríveis que utilizam de essa técnica para passar a sua mensagem.

Entender a arte de como contar histórias pode te conectar a mais pessoas do que imagina, separei 3 propagandas MUITO legais, algumas foram até premiadas, todas são muito boas e queria que você visse, pois vai que curtir muito!! Vamos lá!!

Policia Militar de São Paulo – A história da Bruna.

A 1ª é uma campanha incrível, o tema não é dos mais felizes, mas se trata de uma obra prima da publicidade brasileira.

Olhe para a mensagem desta propaganda como quem está aprendendo a contar histórias e perceba como elas realmente te conectam com a personagem, no caso a atriz Bruna Marquezine.

 

Incrível, certo? Eu gosto demais dessa campanha, é realmente muito boa! Não precisa chorar ou ficar com pena da Bruna, é apenas ficção! Não esquece de me dizer o que achou, ai no comentários. Vamos para a próxima!

 

Folha de São Paulo – Hitler

A 2ª campanha é uma das minhas preferidas e você vai entender porque ela é genial. Provavelmente você já tenha até visto, afinal de contas esta campanha é uma das mais famosas do Brasil, ela é tão boa que rendeu a Folha de São Paulo um Leão de Ouro em Cannes.

Não estou te mostrando qualquer campanha, é uma das melhores e está baseada na técnica de hoje. Você vai curtir muito!! Olha ai:

 

Genial, certo? Para continuar nessa mesma pegada, vou passar logo para a 3ª campanha. Vamos lá!!

 

Itaú – Vovloggers

A 3ª campanha é realmente muito boa! Foi veiculada no fim do ano passado (2016) e é uma demonstração incrível de como contar histórias tem o poder de engajar o seu público.

Eles trazem a história da vóvó que passou o ano inteiro nas campanhas da empresa, via TV e Web, aprendendo uma série de coisas novas, com convidados muito legais e que no fim do ano deseja agradecer escrevendo uma carta no computador.

É muito legal e traz uma mensagem importante nos dias de hoje, além disso também conecta a marca Itaú com público-alvo. Eu gostei bastante dela e sempre parava pra assistir até o final quando passava na TV. Olha só:

 

Incrível, né? Eu gosto muito dessa campanha.

Dentro do que estou te mostrando hoje, existe um universo de possibilidades e uma das que mais tem dado certo hoje é o das pessoas conhecidas como influenciadores digitais, aquelas pessoas que de alguma maneira conquistaram um número grande seguidores e que por esse motivo acabam recebendo contatos de marcas para campanhas publicitárias.

“Ué Raphael, mas é só isso? Eu preciso ter um monte de seguidores e pronto?”

Calma, calma!! Não é assim tão simples. Vou resumir para para você entender.

Como te disse outras vezes, seja aqui no blog, Instagram, Facebook, ou em qualquer outra mídia que você me segue, as marcas estão buscando cada vez mais criar relacionamento com o público e uma das estratégias mais eficazes utilizadas por elas é a de humanizar a marca, ou seja, quebrar as paredes entre o consumidor e a empresa.

É ai que entram os influenciadores digitais, aquelas pessoas que te mostram qual produto é legal e o que está na moda, apenas usando determinada marca e inserindo a mensagem dela na sua vida, sem fazer um comercial propriamente dito, mas isso é papo para a próxima postagem, hoje estamos falando de Storytelling.

Para você ver como essa técnica tem tudo a ver com os influenciadores separei um vídeo do maior deles hoje em dia. Olha ai:

 

Whindersson Nunes

Você provavelmente já ouviu falar esse nome. O Whindersson é um dos caras que mais cresceram nos últimos tempos e tem hoje o maior canal de humor do Youtube Brasil, um dos maiores do mundo, são mais de 15 milhões de inscritos, é muita gente!

O mais interessante é que ele não utiliza o que há de mais moderno em equipamentos de áudio e vídeo, não tem uma mega edição, apenas ele, uma câmera e muito talento na arte de contar boas histórias.

Para que você entenda melhor como ele faz os vídeos dele e sobre como anda a carreira dele, separei um vídeo de quando ele fez 10 milhões de inscritos e até recebeu uma placa de diamante do Youtube.

Vou deixar que ele mesmo conte essa história. Olha ai:

 

Algo me diz que as coisas estão dando certo pro menino Whindersson. Olhe aqui embaixo ele participando de duas campanhas de grandes empresas, a empresa de telefonia “Oi” e o restaurante “Bob´s”.

Incrível, certo?

 

 

“Tá Raphael!! Gostei demais deste conceito, quero isso pra mim! Como faço para começar?”

Legal! Prepara papel e caneta, pois separei uma das mídias onde você terá maior facilidade para alcançar pessoas e além disso trouxe 5 dicas muito legais para você colocar em prática hoje mesmo. Vamos lá!

 

O lugar perfeito para contar suas histórias

Instagram

  • Feed -> Muita gente acredita que no Instagram basta apenas investir em boas fotos e pronto. Não é bem assim. O Instagram é uma rede essencialmente de fotografia, porém ele é uma rede social, então investir em boas história tornará o seu perfil MUITO mais interessante e agregará muito mais valor para a sua audiência.Ter boas histórias para contar faz todo o sentido para quem deseja criar uma audiência engajada, ou seja, pessoas que curtem e comentam suas publicações. Por isso invista em boas legendas e verá o resultado desta estratégia.

 

  • Stories -> Essa novidade do Instagram trouxe uma oportunidade imensa para quem deseja se destacar. Eu percebi no meu Instagram pessoal, que o Stories estava com uma audiência muito maior do que no feed. Conversando com alguns amigos e pesquisando na internet percebi que é isso mesmo. O “Stories” do Instagram tem o algoritmo antigo desta rede social, ou seja, muito mais gente poderá ver as suas publicações, por isso, quanto mais histórias legais você contar através dessa plataforma, mais pessoas estarão vendo o seu potencial, respondendo as histórias, enfim interagindo com o seu perfil.

Falando especificamente do Instagram tenho uma dica ninja para te mostrar. Presta bastante atenção, pois isso tem me dado muitos resultados.

Muitas pessoas acreditam que essa ferramenta é fácil basta você comprar seguidores e “tá tudo certo”.  Estou aqui para te mostrar que existem possibilidades maiores e vou te dizer como.

Existem ferramentas que segmentam o seu público para que você atinga quem realmente pode te trazer resultados. Dentre todas as ferramentas que testei, a que mais me trouxe resultados foi o MidiaGram, por isso se você acredita que o Instagram tem importância para o crescimento do seu projeto, insira está ferramenta na sua estratégia ainda hoje e sinta a diferença imediata nos seus resultados.

Caso tenha se interessado, o link é esse aqui ó ->

Você vai curtir muito.

 

Vamos para as tão esperadas dicas de hoje. Prepara papel e caneta, porque vem muita coisa legal por ai!

 

5 dicas para começar hoje a contar boas histórias

 

1) Seja Pessoal

Essa dica é excelente para quem deseja investir em mídias sociais, seja você influenciador ou empreendedor.

As mídias sociais servem para as pessoas esquecerem os problemas, contas para pagar ou qualquer outra coisa que estejam as angustiando. O ambiente digital serve para elas se entreterem.

Por esse motivo, qualquer comunicação empresarial, daquelas extremamente sérias, perdem seu valor, por isso a dica é que você utilize ferramentas linguísticas para inserir uma personalidade única ao seu projeto.

 

2) Elabore um roteiro

Essa é uma das dicas mais importantes de hoje. Toda grande história possui uma introdução, desenvolvimento e conclusão. Vou te mostrar como você pode fazer para que essa dica tenha bons resultados.

Na introdução é importante que você mostre para a pessoa porque você está ali, assim ela vai entender o benefício da sua mensagem já no começo do que você tem para dizer.

Feito isso, vá para desenvolvimento explicando de que maneira aquele benefício pode se tornar realidade e como você pode ajudar nesse processo. Ao final diga quem você é e o que faz.

Aplique essa dica e verá como sua audiência estará muito mais engajada com o seu projeto, trazendo muitos resultados.

 

3) Crie slogans

Essa é uma técnica que eu, particularmente, gosto muito. Quando você cria um slogan, você está explicando em uma ou duas frases qual o maior benefício que a pessoa terá através da sua mensagem.

Vou exemplificar. A Apple lançou o Iphone 6S em meio a muitas críticas sobre os modelos anteriores, as pessoas diziam que o telefone encarecia e nada mudava.

O que eles fizeram para resolver esse problema? Lançaram a campanha, “Só mudou uma coisa. Tudo”.

Na campanha eles apresentam todas as mudanças do telefone de uma maneira incrível e o slogan deles responde as indagações de alguns clientes tornando a ideia ainda mais eficaz.

Essa técnica pode e deve ser usada em todos os seus conteúdos, vale a pena. Você vai curtir os resultados.

E  dentro dessa dica temos uma ponto extra evite criar slogans com perguntas. Quando você dá a possibilidade de o cliente responder, nada lhe garante que a resposta será positiva para o seu projeto, por isso o ideal é que você diga a ele o que deve ser feito.

Isso fará total diferença nas suas conversões.

4) Responda a pergunta mais importante

Continuando a dica de cima, é ideal que você mostre para sua audiência o que exatamente ela está fazendo ali e porque você está trazendo aquele conteúdo, seja ele qual for.

O ambiente digital possui muita informação, por isso o ideal é que você mostre o seu por quê todas as vezes em que a pessoa estiver em contato com a sua mensagem.

Isso fará total diferença no seu projeto.

 

5) Tenha uma briga para vencer

Dependendo do seu objetivo, é ideal que insira um vilão e um herói, as pessoas se conectam muito mais quando tem alguém para torcer a favor.

Exemplo 1:

Você é um influenciador e dá dicas de dietas para emagrecimento, beleza? Nesse caso o seu vilão são os doces, cerveja, comidas gordurosas e o sedentarismo, por exemplo.

O seu herói é a força de vontade,  o foco e os alimentos saudáveis.

A batalha que você irá contar para a audiência é sobre como você está fazendo para vencer estes vilões. Este é apenas um exemplo rápido para esse nicho, existem muitas possibilidades.

Exemplo 2:

Você é um dono de restaurante, empreendedor. Nesse caso o seu vilão é a concorrência, seja qual for ramo.

Você deve mostrar ao seu público, de uma maneira criativa, como o seu restaurante é incrível e como o seu cardápio é diferenciado, entre outras vantagens do seu estabelecimento em relação ao concorrente, mostrando que ali é o lugar do seu público.

Ao aplicar essa dica você perceberá automaticamente um engajamento maior da sua audiência.

 

Fatos para Tweetar

 

E ai, curtiu essas dicas?

Saiba que agora você pode ter dicas específicas para o seu negócio, através do projeto “Deixe Sua Marca“, a consultoria do Não é só foto, para te ajudar a realmente causar impacto no mercado. Se quiser saber mais sobre o como funciona essa novidade, clique nesse link aqui ó: 

Deixe Sua Marca – Cause impacto e seja lembrado.

Antes de sair, não esqueça de deixar seu comentário. Ah!! Muito importante! Se você conhece mais alguma dica legal, compartilha ai no comentários para que mais gente saiba das várias possibilidades que existem em contar uma boa história, certo?  

Além disso mostre o texto para quem você acha que gostaria de ler sobre o assunto, você estará me ajudando e ajudando mais pessoas a terem acesso a todas essa dicas sobre como contar uma boa história, beleza?

Um grande abraço e até mais.

Aqui Não é só foto!

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