Mudando sua postura nas Mídias Sociais

POSTURA NAS MÍDIAS SOCIAIS

As Mídias sociais digitais simplesmente dominam a vida das pessoas atualmente. Já pensou se houve uma forma de se destacar através da sua postura?

Seria muito legal, certo?

Hoje em dia é impossível imaginar o mundo sem a possibilidade de se pronunciar publicamente para uma massa enorme de gente, que as mídias sociais proporcionam. É viciante. As pessoas realmente tomaram a internet e através dela buscam ter voz.

Por conta dessa enorme revolução digital, resolvi trazer essa discussão para você. Será que ter uma boa postura nas mídias sociais não seria um bom investimento? Afinal de contas o número de pessoas nesse ambiente cresce cada dia mais, por isso separei algumas coisas que você deveria avaliar. A postagem de hoje é bem rápida e busca refletir sobre questões básicas de posicionamento pessoal nas mídias sociais digitais.

Olhe os assunto que vem por aí:

  • Importância de reflexão na construção de uma marca
  • 3 passos para começar a construir sua imagem de marca  
  • Reflexão sobre sua marca pessoal 

Gostou do que vou te mostrar? Então compartilhe esse post com seus amigos para que mais e mais pessoas saibam a importância de refletir sobre marketing pessoal.

 

Agora que você já sabe o que vamos falar e  já deve ter compartilhado com seus amigos, para que mais pessoas comecem a refletir sobre sua postura nas mídias sociais, vou te mostrar algumas coisas.

A importância de uma boa postura

Ter postura é importante em qualquer ambiente. É simples. Pare para pensar em sua vida fora da internet. Por que você acha que os jornalistas da TV se arrumam de terno e gravata ou as jornalistas usam vestidos extremamente arrumados para apresentar jornais diários?

Porque lá eles falam para uma massa enorme de pessoas e uma boa postura traz credibilidade. Imagina se eles estivessem de camiseta e óculos de sol? É GARANTIDO que você não acreditaria em 1/3 do que eles dissesem, é automático. Existem diversas pesquisas que apontam a importância de se vestir corretamente em algumas ocasiões para causa a impressão certa.

Nas mídias sociais não é diferente. Pense que as pessoas tem apenas alguns segundos para se interessar pelo seu perfil. Acha que elas iriam curtir o que você compartilha ou posta? Não? Então, Let’s GO!!

SINAL VERDE OU VERMELHO

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Através de uma pesquisa nas mídias sociais, as empresas conseguem traçar um perfil sobre os candidatos. Não se assuste, mas a empresa que te contratou, provavelmente sabe muito sobre você, o que gosta de fazer e o principal, a sua postura.

Numa época não tão distante, um currículo bem elaborado, algumas palavras positivas na entrevista e o seu velho terninho preto e branco eram suficientes para garantir aquela vaga de emprego tão desejada. Hoje os tempos são outros, isso tudo foi antes da era da informação que tem como principal aliada a internet 2.0, onde tudo é compartilhado e você pode conhecer quem quiser basta stalkear.

Lembra-se da última vez que preencheu um currículo online e apareceram aquelas caixas de texto para inserir seu Facebook, Linkedin e outras redes?! Esta é a nova estratégia para conhecer o perfil de um candidato.

Para as empresas e muitos clientes, as mídias sociais tornaram-se um meio de conhecimento sobre VOCÊ, meu amigo(a).

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Para ilustrar, vou citar 2 exemplos de como toda a informação que postamos pode ser nossa aliada, se construida da maneira correta ou pode acabar com nossas metas se fizermos algo errado. 

1 – COMO NÃO SER CONTRATADO

Você está concorrendo a uma vaga para um cargo de gerência, onde metade da equipe são mulheres. Na entrevista você fala que ama trabalhar em equipe e apoia a diversidade do grupo. Mas uma postagem no seu perfil do Facebook diz: “Mulher tem que ficar em casa cuidado dos filhos e da casa”. É, dificilmente você será escolhido.

A relevância que as postagens nas redes sociais tem no nosso dia a dia é algo completamente novo e muitas pessoas ainda não se deram conta. Isso pode ser um grande diferencial para quem acordar para essa oportunidade. Vender uma imagem de fácil aceitação do mercado te abrirá diversas portas. 

2 – COMPRANDO ALGO MAIS CARO DO QUE O PLANEJADO

Outro exemplo. Você vai a um profissional do ramo imobiliário e lhe conta sobre seu interesse em comprar uma casa simples e pequena. Em poucos dias, ele te liga e diz: “Achamos uma casa perfeita para você”!

No seu Facebook diz que você ama cachorro, gosta do clima do campo, rústico. Você não tem filhos, mas, compartilha um daqueles testes que diz que vai ter uma menina, e você coloca na legenda que é o seu sonho!  Além disso, vive postando dicas sobre jardinagem, apesar de você não ter um jardim na sua casa atual.

O profissional imobiliário te leva para conhecer: Uma casa um pouquinho longe do centro,  com casinha para cachorro, muitas madeiras, um lindo espaço para jardim e ainda conta com um quarto a mais para quando você tiver a sua linda filhinha.

Ainda que a casa esteja além do seu orçamento, você não vai pensar duas vezes em aceitar. Bem-vindo a casa dos sonhos! 

Viu só como as redes sociais ditam muito ou tuuuuudo sobre você?!

COMO ACERTAR  SEU PERFIL NAS MÍDIAS SOCIAIS

Se você almeja uma vaga de emprego em uma grande empresa ou conquistar o seu cliente,  você está no lugar certo! O Não é só foto vai te ajudar.

Como disse acima, ter uma boa postura é extremamente importante para quem deseja se destacar e criar mais valor para sua marca pessoal através das mídias sociais. Esse é um ambiente completamente novo e cheio de informação por todos os lados. Para se destacar é necessário criar valor da maneira certa para sua marca pessoal. 

Separei algumas dicas e fatores que merecem uma auto avaliação. Está preparado? Papel e caneta na mão? Vamos lá!!

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Eu elaborei um guia daquilo que você precisa avaliar nas suas mídias sociais, para ter mais destaque em meio a esse monte de pessoas. Avante!

SINAL VERMELHO

Aqui separei alguns pontos que merecem uma avaliação. Se você tem alguma das posturas a seguir, te aconselho a repensar e se possível tirá-las da sua vida. São coisas simples, mas que podem causa um impacto negativo em sua imagem de marca pessoal. Preste bem atenção, são essas:

  • Não faça comentários maldosos nas postagens dos seus amigos, mesmo que você não concorde com aquilo que ele postou, ainda que seu corpo e mente esteja se debatendo para gritar ao mundo a sua opinião. – Discordar das pessoas é normal, mas existem maneiras e maneiras de externar o que você pensa. Existem muitas pessoas que são extremamente rudes na hora de dividir o que pensam e acabam perdendo amigos ou contatos profissionais. Isso é péssimo para o seu marketing pessoal.
  • Não publique fotos que de alguma forma manche a sua imagem, ou imagem de algum job anterior. – Algumas pessoas, por raiva ou qualquer outro sentimento postam fotos e outras coisas que de alguma maneira prejudiquem sua empresa anterior por uma falsa ilusão de vingança. Isso é péssimo para sua marca pessoal. 
  • Não publique informações ou opinião negativa sobre o emprego anterior. – Essa atitude é extremamente ruim para quem deseja uma recolocação no mercado ou aquela vaga tão sonhada. Acredito que nenhum dono de empresa iria contratar alguém que esteja reclamando de onde trabalha ou trabalhou no passado. Isso é realmente péssimo.

Leve sua platéia para o zen

Ninguém é excepcional em tudo o que faz, mas, tente mostrar aquilo em que você se sai bem, não as use as mídias sociais como um “muro das lamentações”, mostre positividade. Pessoas positivas atraem mais as atenções. Compare suas postagens positivas com as lamentações e terá a exata noção do que estou dizendo. Funciona exatamente como aquela frase famosa “Gentileza gera gentileza”. Nesse caso, positividade gera positividade e irá te aproximar muito das pessoas. 

Visto isso, quero te mostrar algumas dicas que podem fazer você transmitir uma postura muito legal nas mídias sociais. Essa é a hora que você pega e anota. São dicas muito rápidas e faceis de aplicar. Você vai curtir muito.

SINAL VERDE

 

  • Mostre quem é você, sem muitos detalhes pessoais. – Compartilhe situações pessoais que mostrem seu lado humano, mas que não sejam invasivas. Viagens, festas são muito úteis nesse ponto. Lógico que nada em excesso para não passarem a idéia de que você é alguém que só quer curtir a vida, o que pode ser péssimo para sua marca pessoal.  
  • Publique opiniões construtivas. Algo que acrescente na vida de quem está vendo seu perfil  – Compartilhe opiniões e questões que melhorem o todo. Causas que visem um bem maior para a sociedade. Muitas pessoas irão te olhar como alguém que se importa com o mundo lá, o que é ótimo para seu marketing pessoal. 
  • Mostre caminhos. Qualquer pessoa ou empresa gostará de ter alguém por perto que mostre soluções e não problemas. – Compartilhe conteúdos relevantes para seu público. Exemplo: Se você é publicitário, como eu, compartilhe assuntos relacionados a área. As pessoas automaticamente irão de ver como alguém que pode fornecer conteúdos de qualidade e irão frequentar cada vez mais o seu perfil. Isso é ótimo para sua marca. 
  • Seja positivo. Coisas boas atraem coisas boas, mostre isso ao mundo e você terá retorno. – Apresente oportunidades. Sei que no Brasil isso é complicado nos dias de hoje, mas essa dica serve inclusive como posicionamento de marca. Enquanto todos estão apontando problemas no mundo lá fora, mostre a mudança e você, com certeza, terá seguidores além de amigos. 

 

Agora que você já o que pode te prejudicar e o que pode te ajudar, separei um tempinho para falar sobre uma rede social muito o importante para sua imagem de marca pessoal/ profissional. O Linked In. Vamos lá!

 

Linkedin: Perfis estruturados e dedicados para alcançar metas profissionais funcionam?

Acredite! O Linkedin é uma rede social muito usada para buscar profissionais pelas empresas. Digo isso por experiência própria, em minha empresa os profissionais de RH interagem quase que diariamente através dessa rede.

 

mídias sociais

Ela é uma ótima porta para oportunidades. Use-a para construir uma boa gestão de marca pessoal (personal branding). Elabore parágrafos dedicados as suas experiências, tenha uma foto de perfil que mostre o que você deseja como profissional, entre outros fatores. 

Muitas pessoas, me incluo nessa também, acreditam que o Linked In não ajuda ninguém a ser contratado, mas posso te garantir que esse pensamento está errado. Comecei a usar meu perfil da maneira certa e tive acesso à alguns contatos difíceis de uma maneira fácil e rápida, de um jeito que nunca imaginei. Vale muito leva-lo em consideração.

Vem mais por ai

Nas próximas semanas, você vai conferir aqui no blog, artigos que irão lhe auxiliar na construção de um perfil incrível. Irei abordar sobre comunicação visual e muitas dicas para a sua foto perfeita! Aquela que te deixará em destaque para quem você realmente quer chamar atenção. 

Começar a montar seu personal branding é realmente vital para quem quer se destacar nas mídias sociais. Na última postagem aqui do blog, indiquei 3 passos para começar.  São dicas simples, mas que podem te ajudar bastante. Se você não viu, aqui está o link -> 3 PASSOS PARA COMEÇAR SEU MARKETING PESSOALVocê vai curtir demais! 

Para você entender ainda mais sobre a importância de se posicionar da maneira certa no ambiente digital, separei duas postagens para agregar ao conteúdo de hoje. Você vai curtir muito. São elas:

 

8 dicas para mostrar suas qualidades profissionais nas mídias sociais digitais.

6 dicas testadas para aumentar sua visibilidade nas mídias sociais.

Antes de me despedir, quero te mostrar uma última coisa. 

Se você acompanha as redes sociais do Não é só foto, viu que eu lancei um guia completo para quem deseja criar uma marca pessoal de alto impacto, certo? Se ainda não viu, separei nessa postagem o link para completar o conteúdo de hoje.

Você vai curtir muito! O link é esse aqui ó:

[INFOGRÁFICO] O guia definitivo para sua marca pessoal.

 

E ai, curtiu essas dicas?

Saiba que agora você pode ter dicas específicas para o seu negócio, através do projeto “Deixe Sua Marca“, a consultoria do Não é só foto, para te ajudar a realmente causar impacto no mercado. Se quiser saber mais sobre o como funciona essa novidade, clique nesse link aqui ó: 

Deixe Sua Marca – Cause impacto e seja lembrado.

Antes de sair, não esqueça de deixar seu comentário contando uma  história que você tenha vivenciado de alguma pessoa que tenha compartilhado coisas meio “nada a ver” nas mídias sociais. Vai ser um prazer ler o que você tem a dizer!! Além disso mostre o texto para quem você acha que iria gostar do conteúdo. Antes de realmente dar tchau, vou deixar um link que vai ser muito útil para você. 

Como te mostrei, saber de portar nas mídias sociais será um diferencial extremamente importante para sua carreira e construção de marca pessoal, por isso fiz um artigo só com as melhores referências para quem deseja construir uma imagem de marca com alto impacto no mercado, é esse aqui ó -> 

As 16 melhores dicas de livros, artigos e videos para sua marca pessoal

Se você gostou do conteúdo de hoje, este outro artigo será excelente para sua caminhada.

Agora sim! Um grande abraço e até mais.

Aqui Não é só foto!

Veja outras postagens: 

“Os 12 melhores aplicativos que todo líder deveria ter”

“O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE POSICIONAMENTO DE MARCA”