O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE POSICIONAMENTO DE MARCA

POSICIONAMENTO DE MARCA

O que você acha de ter uma lista de dicas para te ajudar a se diferenciar em meio a um mercado extremamente competitivo, tudo isso através do seu posicionamento? Algo que você pode começar hoje mesmo e pode mudar completamente a maneira como seu público-alvo te enxerga.

Seria incrível, certo?

Então é bom se preparar, acho que hoje é o seu dia de sorte rs.

Nessa postagem vou te mostra alguns assuntos que irão abrir seus olhos para este conceito muito importante para empresas e principalmente para pessoas. Afinal de contas em um mundo repleto de informações, principalmente depois da internet 2.0, se destacar é uma arma excelente fechar bons negócios ou para conquistar aquela vaga tão sonhada. O posicionamento certo pode te ajudar muito nisso.

Então, olha o que vem por ai:

  • A arte de vender antes de vender – A diferença das grandes marcas
  • O segredo de uma gigante do mercado (Não vou falar o nome, é segredo rs. Vai ter que continuar lendo rs.)
  • 4 dicas sobre posicionamento para sua marca pessoal

Gostou do que vou te mostrar? Então compartilhe esse post com seus amigos para que mais e mais pessoas saibam a importância de ter um posicionamento certo em diversas mídias, principalmente no ambiente digital.

 

Você já parou para pensar porque compra ou deseja produtos com valor de custo maior do que outros que atendam a mesma necessidade?

Pois bem, hoje irei compartilhar com você conceitos sobre este assunto que vivenciamos todos os dias, mas poucos se perguntam o porquê disto, Lets go!!

 

A “arte de vender antes de vender”

Para começar, responda estas 2 perguntas:

1 – você compra Bombril ou esponja de lã de aço?

2 – A sua geladeira é assim uma Brastemp?

Não estou ganhando nada ($$$$) para fazer publicidade de nenhuma destas marcas, rs. Os exemplos citados são apenas para criar um gatilho com o assunto principal do nosso artigo de hoje: Como uma marca pode ser tão forte a ponto de ser confundida com o seu próprio produto!

Como citado, no caso da marca Bombril ou ao pensar em adquirir um novo eletrodoméstico, a marca Brastemp é sinônimo de qualidade para a maioria dos brasileiros. Por que isso acontece? Já já você vai saber.

 O posicionamento certo

Você sabe qual a principal diferença entre as marcas que alcançam sucesso e as que se perdem no caminho?

A resposta é simples! A diferença se encontra no posicionamento da marca.

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Para “Reis e Troutposicionamento é:

“Um sistema organizado para encontrar uma janela na mente do seu público”.

No seu best-seller Posicionamento: A batalha para sua mente”, a ideia é identificar e tentar “possuir” um nicho de mercado para uma marca, produto ou serviço usando planejamento estratégico, incluindo preços, promoções, distribuição, embalagem… O objetivo é criar uma impressão única na mente do cliente para que o mesmo associe algo específico e desejável com a sua marca, que seja distinto do resto do mercado.

Empresas bem posicionadas são as que perduram e criam tradição no mercado. Marcas que conseguem aliar seu posicionamento com inovação, criam um novo conceito de clientes, criam seguidores que irão consumir o produto, indicar e defendê-lo!

Por isso hoje separei 3 exemplos que irão te fazer entender a importância desse conceito. Está preparado? Então anota ai, que esse conceito é realmente um dos principais para quem deseja se diferenciar. Vamos lá!

O posicionamento encontra a arte

Como você já sabe, a Apple faz diversas coisas certas e possui um dos melhores exemplos de posicionamento e inovação no mercado. A tão deseja maçã não é deseja a toa. Tudo lá é extremamente bem pensado.

Muitas pessoas reclamam dos valores dos produtos, por exemplo. O grande lance é que Apple não é para todo mundo. Apple é para quem pode pagar e é isso que as pessoas não entendem. Isso faz parte do seu posicionamento.

Inclusive em uma campanha deles, a mais famosa, “Think Different”, que você pode ver nesse link aqui -> Apple – Think Different . Eles mostram de maneira clara que seus produtos não são pro grande público e sim para as pessoas que pensam diferente. Para isso, é natural que se pague mais.

 

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A Apple busca satisfazer os clientes na experiência de adquirir o seu produto. Se tiver alguma dúvida sobre essa experiência, dá uma olhada na minha postagem sobre marketing de relacionamento, é essa aqui ó:

O marketing de experiência é, com certeza, um dos principais pilares dessa gigante do mercado. Em toda a criação de novas tecnologias Steve Jobs carregava consigo um conceito, onde solidificou os pilares da marca:

“Design é função, não forma”

Por este motivo ele é conhecido por “pensar diferente” e a marca possui este conceito até hoje.

 

É possivel ter posicionamento diferenciado vendendo uma commoditie?

Para quem não sabe, Commodities são produtos cultivados ou de extração mineral, que podem ser estocados por certo tempo sem perda sensível de suas qualidade, como suco de laranja congelado, soja, trigo, bauxita, prata ou ouro.

Será que é possível ter um posicionamento diferenciado com um produto tipo esse? Te digo uma coisa. Sim, é possível.Pedro Superti, um dos maiores nomes de marketing de diferenciação do Brasil, traz um exemplo muito legal e que pode ajudar quem deseja adotar um posicionamento diferente através de dicas rápidas e fáceis. Ele traz tudo isso em “Segredo da Starbucks“. Você vai curtir muito.

 

Curtiu? Muito legal né? Incrível como dicas rápidas e fáceis podem causa uma diferença tão grande. Isso acontece devido a um conceito que as empresas vem buscando trabalhar, mas que nem todas sabem utilizar ainda, o neumarketing.

É algo realmente novo, por isso você vai achar poucos estudos realmente importantes sobre o assunto. Os que eu consegui, vou dividir com você. O que posso te dizer de antemão é que neuro marketing traz uma boa vantagem competitiva para quem acordar para sua oportunidade.

Como o neuromarketing afeta a vida dos consumidores?

  • Alguns estudos apontam que de 85% à 95% das decisões de compra das pessoas são feitas de forma inconscientes. Por conta deste comportamento de decisão, as marcas e produtos trabalham para atingir o inconsciente dos consumidores.
  • Sensações, emoções e sentimentos são razões não racionais, logo muito próximas a área inconsciente do cérebro. Adquirimos produtos por felicidade, amor, status, segurança, novidade!

 

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“Comprar ou usar algo novo remete a uma sensação diferente a usar algo já velho. Ou seja, as marcas atuam de forma inconsciente no cérebro dos consumidores.” Fernando Kimura, palestrante de inovação e neuromarketing. 

 

O dinamarquês Martin Lindstrom, de 43 anos, passou as últimas décadas dizendo a companhias como Procter&Gamble e Microsoft o que fazer para vender mais. Em 2009, o guru do marketing foi eleito uma das 100 personalidades mais influentes da revista Time, ele diz:

“O imediatismo é o maior inimigo das marcas”

Cativar  seu cliente, mostrando para ele a diferença da sua marca para as outras no mercado e principalmente proporcionando para ele experiências positivas em relação ao seu produto é o que irá fortalecer o seu elo: marca/mercado/cliente.

 

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Outro exemplo temos em Al Ries & jack Trout sobre “ as 22 leis imutáveis do marketing”:

“É melhor ser o primeiro na mente do consumidor, do que ser o primeiro no mercado.”

Ser o primeiro na mente do consumidor é o objetivo principal do marketing. Ser o primeiro no mercado é importante, simplesmente porque facilita a localização do produto na mente do consumidor, antes que qualquer outro o faça. O marketing é uma batalha de percepções, não de produtos.

Veja como você pode oferecer o mesmo produto no mercado com foco diferente e fazer sucesso:

A marca Sensodyne entrou para um mercado onde já existiam grandes empresas conhecidas por vender pasta de dente usando “SORRISO BRILHANTE”, “HÁLITO REFRESCANTE” e outras coisas que estamos acostumados a ver nos comerciais.

O que a Sensodyne trouxe para o mercado? Qual foi a sua diferença para seus concorrentes?

Em suas propagandas publicitárias ela trouxe a imagem do profissional dentista (confiança para o público) e não se preocupou em vender (no primeiro momento) o clichê das pastas de dentes, ela direcionou sua flecha para outro alvo, um público até então carente de produtos: Dentes e gengivas sensíveis, este foi o xeque-mate da marca Sensodine!

Imagine agora quantas pessoas, mesmo não sofrendo com o mal da sensibilidade, compraram a pasta de dente para experimentar uma sensação diferente da oferecida no mercado atual.

“Quando todos estão fazendo do mesmo jeito, faça de outro.”

O posicionamento de uma marca para o sucesso está ligado a buscar a diferenciação, para tal, a empresa deve proporcioná-lo experiências únicas: Antes de comprar, no momento da aquisição e após adquirir o seu produto/serviço.

 

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Tom Peters (guru da gerência de negócios, escritor do best-seller “Em Busca da Excelência”) diz:

“Há de haver Paixão e Imaginação no trabalho, esses, portanto, seriam os fatores que trariam sucesso para empresas, em um mundo onde há tanta competitividade”.

 

Veja também o vídeo do empreendedor digital Erico Rocha sobre sua experiência em “vender antes de vender”:

https://www.facebook.com/ignicaodigital/videos/981888811910510/

 

Dicas de posicionamento de marca

Posicionamento de marca é, sem dúvida, um dos principais pontos a serem considerados por alguém (empresa/ pessoa) que de fato quer deixar seu nome no mercado. Por isso separei 4 dicas rápidas para ter um posicionamento diferente da maioria.

 

Tenha coerência

Se você deseja ser visto como um profissional de determinada área, é interessante que compartilhe assuntos dessa mesma área. Vejo muitas pessoas querendo ser vistas como um profissionais bem sucedidos (as) ou que agregam conteúdo de alto valor, mas ao olhar seus perfis nas mídias sociais digitais, só vejo piadas, fotos de assuntos irrelevantes e mais coisas pessoais do que profissionais. Isso, com certeza não é a postura correta. O ideal é equilibrar postagens pessoais e profissionais. Para que você seja visto(a) como um ser humano, comum, mas que produz grandes coisas, ou seja, é um profissional que agrega valor.

Seja atencioso 

Tenha uma maneira bem definida de agir com as pessoas e procure ser atencioso(a) sempre que estiverem contato com você. A dica não é “puxe o saco” de todo mundo, não! Mas ter uma atenção especial com as pessoas pode ajudar muito na sua construção de imagem de marca (pessoal/ profissional). É só você parar para pensar. Você não gosta de ser bem tratado? Pois é, todo mundo gosta. Coloque em prática e note resultados imediatos.

 

Entregue o melhor conteúdo

Para que você seja visto como um bom profissional dá área através do seu posicionamento de marca, é fundamental que você só compartilhe conteúdos TOP´s. Inclusive se o conteúdo do Não é só foto estiver na sua lista de conteúdos TOP´s, fique a vontade para compartilhar rs.  Automaticamente as pessoas irão te ver como referência de conteúdo.

 

Conte sua história e inspire 

É muito importante que você mostre um pouco da sua história, desafios assumidos, vitórias, entre outras coisas. No ambiente digital esse tipo de conteúdo tem bastante relevância. As pessoas adoram se inspirar em alguém. A dica é, tente ser esse alguém.

 

Gostou das dicas? Se quiser mais algumas, em nossa última postagem:

Nela trago diversas dicas diretamente relacionadas ao tema de hoje. Então se você curtiu e achou importante “essa coisa toda” de posicionamento de marca, vale a pena conferir!

Antes de me despedir, quero te mostrar uma última coisa. 

Se você acompanha as redes sociais do Não é só foto, viu que eu lancei um guia completo para quem deseja criar uma marca pessoal de alto impacto, certo? Se ainda não viu, separei nessa postagem o link para completar o conteúdo de hoje.

Você vai curtir muito! O link é esse aqui ó:

[INFOGRÁFICO] O guia definitivo para sua marca pessoal.

E ai, curtiu essas dicas?

Saiba que agora você pode ter dicas específicas para o seu negócio, através do projeto “Deixe Sua Marca“, a consultoria do Não é só foto, para te ajudar a realmente causar impacto no mercado. Se quiser saber mais sobre o como funciona essa novidade, clique nesse link aqui ó: 

Deixe Sua Marca – Cause impacto e seja lembrado.

Antes de sair, não esqueça de deixar seu comentário, vai ser um prazer ler o que você tem a dizer!! Além disso mostre o texto para quem você acha que iria gostar do conteúdo. Um grande abraço e até mais.

Aqui não é só foto!

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