Melhores dicas de marketing pessoal : Como atrair nas redes sociais

Melhores dicas de Marketing Pessoal

Você sabe a importância do marketing para a construção de sua imagem pessoal nas mídias sociais digitais? Sabe o que é Marketing  pessoal?

E se sabe, o que acha de ter uma série de dicas de marketing pessoal para se destacar nesse ambiente?

Seria legal, certo? Então acho que você gostar do artigo de hoje.

Saber o que é marketing pessoal será extremamente importante para quem deseja criar uma imagem pessoal relevante nas mídias sociais digitais. Por isso separei uma descrição rápida, mas que irá abrir sua mente para essa prática que está ganhando muita importância nos dias de hoje.

Em poucas palavras, podemos dizer que o marketing pessoal é atribuir valor a sua imagem pessoal.

Podemos definir de uma forma mais completa o marketing pessoal sendo o conjunto de estratégias, aplicadas de maneira coerente e planejada, que irão fazer com que você atribua um maior valor a sua imagem pessoal.

Marketing pessoal nas mídias sociais

Nas mídias sociais, o marketing pessoal está diretamente ligado a tudo aquilo que você anda postando por ai. Talvez não saiba, mas o que você publica “seleciona” seus amigos. Neste artigo separei algumas das melhores dicas de marketing pessoal e alertas para “dar um UP” em seu marketing pessoal nas mídias sociais digitais.

Se você tem acompanhado as postagens blog, já deve saber que o Marketing Pessoal é extremamente importante para quem deseja se destacar em um mercado de trabalho competitivo como o atual. O conteúdo de hoje é rápido, fácil de entender e muito interessante. Acho que você vai gostar.

Vou te mostrar uma série de assuntos, são eles:

  • Fatos que você deve saber sobre Marketing Pessoal 
  • 3 Estilos de perfis que afastam as pessoas
  • 3 Estilos de perfis que aproximam as pessoas

Gostou do que vou te mostrar? Então compartilhe esse post com seus amigos para que mais e mais pessoas saibam a importância de refletir sobre marketing pessoal. Vamos fazer essa corrente e ajudar mais e mais pessoas.

Nessa postagem você vai entender como é importante compartilhar conteúdos que inspirem as pessoas. Acredito que as dicas de marketing pessoal de hoje agregam valor para todo mundo. Por isso, fique a vontade para para compartilhar.

 

Agora que você já compartilhou e todos os seus amigos vão ter acesso ao que tenho para mostra. Prepare papel e caneta porque o conteúdo que eu separei para você, vai abrir bastante sua cabeça em relação ao que tem postado. Então… Let´s GO!!

 

Atrair ou afastar as pessoas: dicas de marketing pessoal nas redes sociais 

marketing, marketing pessoal, personal branding, brand identity 4

Um bom exemplo de como o ambiente digital “escolhe” seus amigos, vemos no Facebook. Ao realizar publicações, os amigos que possuem opinião parecida com a sua irão ver e provavelmente curtir seu post. O Facebook filtra aqueles que gostam do que você publica e cada vez mais estes amigos receberão as notificações em seu feed de notícias.

O mesmo vale para aqueles que possuem opiniões diferentes da sua. Eles não recebem tanto suas publicações e, por isso não curtem o que você posta.

“AS PESSOAS SE AFASTAM DAQUELAS QUE PENSAM DE FORMA DIFERENTE DELAS.”

É claro que, se tratando de amizades, você pode até gostar deste “filtro”, pois é legal escolhermos bem quem temos ao lado, mas vou te provar que não é algo benéfico para relações profissionais. Veja o outro lado da moeda:

3 fatos sobre Marketing pessoal

Office desk with laptop computer, planner, mobile smartphone and coffee cup.

 

1 – Entender e conhecer outro ponto de vista lhe fará abrir a mente para um novo conhecimento e novos argumentos. Como uma frase (ou algo bem parecido com isto) que li de Albert Einstein:

“Uma mente que se abre a uma nova ideia, jamais volta a seu tamanho de origem”.

2 – Saber ouvir e respeitar a opinião dos outros é o caminho para o crescimento social de qualquer nação, isso é democracia (o que vemos pouco no Brasil). Regrinha para além as redes sociais: “Falar é prata, ouvir é ouro”.

3 – Muitas pessoas no seu ambiente de trabalho pensam diferente de você, logo, se afastam. Em uma crise na empresa, será que o seu emprego estará seguro?! Pense. Não estou aqui dizendo que você deve simplesmente concordar e aceitar tudo, só deixo a dica de ter uma postura maleável é um caminho importante.

Já me deparei com muitas pessoas dizendo: “O Facebook é meu e eu posto o que quiser”! Claro que sim, você pode postar o que quiser! A reflexão que lhe convido a fazer é:

 “VOCÊ PODE PENSAR QUE A PERCEPÇÃO DE SI MESMO É O QUE IMPORTA, MAS A CONSTRUÇÃO DE SUA MARCA PESSOAL É SOBRE COMO OS OUTROS ESTÃO TE VENDO, OU SEJA, O SEU MARKETING PESSOAL.”

Se você está aqui, tenho certeza que procura por mudanças e crescimento pessoal e profissional. Para ilustrar o assunto de hoje, darei a você 3 exemplos positivos e 3 negativos para a auto-avaliação. É bom se preparar e abrir sua mente para a mudança e reflexão. 

Separei dicas simples, mas que podem ter um efeito imediato. Eu mesmo apliquei e senti uma mudança gradual em relação as pessoas. Hoje sinto que mais pessoas me recorrem para tirar dúvidas, pedir dicas, entre outras coisas. Isso é excelente para minha marca pessoal e por isso separei as melhores dicas de marketing pessoal para você. São atitudes que procuro ter e que vejo muitos dos meus mentores ou pessoas que me inspiro terem também. Prepare papel e caneta, pois vem muita legal por ai.

Dicas de Marketing pessoal

 

3 TIPOS DE PERFIS QUE PODEM AFASTAR AS PESSOAS

Você pode gostar de várias coisas ou ser super fã de uma, pode ter suas ideologias e dogmas. O fato é, para começar a trilhar o seu marketing pessoal o MENOS é MAIS.

Para ilustrar, você conhecerá 3 tipos de perfis recordistas do botão “deixar de seguir” nas redes sociais.

marketing, marketing pessoal, personal branding, brand identity 1

Para este exercício, pense se você está incluído neste meio ou se já se afastou de alguém assim:

#1 – O BOLEIRO

Futebol é uma paixão nacional? Existem muitas pessoas apaixonadas por seus times, assim como eu, e também há aquelas que não curtem futebol ou simplesmente não querem ver sobre isso no seu Facebook.

O perfil do boleiro vive postando sobre o seu time do coração e mais do que isso provocando o time adversário. Faz piadinha sem graça até agressões de baixo nível e no dia do jogo, vira narrador via rede social.

Tenho amigos que irão ler e pensar “engraçado você falar isso Raphael, é só seu time ganhar, que minha timeline fica cheeeeeia de postagens sobre futebol”. Pois é eu também estou me reavaliando com os assuntos aqui do blog, então se você faz um pouco ou muito disso, PENSE, é o ideal para seu marketing pessoal?!

#2 – O “CIENTISTA POLÍTICO”

Quer disseminar notícias falsas pela internet? Poste sobre política, rapidamente a notícia se viraliza.

O perfil cientista político não lê a notícia, não se dá o trabalho de checar as fontes e claro, sai logo compartilhando. Confesso, também já compartilhei sem ler a noticia e não foi uma experiência muito legal.

Ideologias e dogmas são assuntos delicados, onde cada pessoa tem uma opinião. Estes assuntos são tão fortes que são capazes de mover guerras desde que o mundo é mundo.

Pense agora em seu nicho, imagine o seu chefe e/ou a possível vaga de emprego na empresa dos seus sonhos e/ou aquele cliente que você quer tanto conquistar. Este tipo de opinião tem o poder de afastar pessoas. 

PENSE, você pode jogar tudo por água a baixo alimentando este tipo de perfil. No momento em que vivemos no Brasil, essa é uma das melhores dicas de marketing pessoal que tenho para você.

3 – O DISSEMINADOR DE CORRENTES

Os únicos que gostam de compartilhar correntes são aqueles que compartilham. As pessoas não gostam de ver outro ser doente, muito menos acidentes.

Evite compartilhar, marcar pessoas neste tipo de publicação, ninguém gosta desse tipo de postura. É só parar para pensar. É legal ver entrar no facebook, por exemplo, ver várias notificações e quando você são apenas convites para festas ou correntes de alguma causa? Eu não sei você, mas eu detesto.

As pessoas entram nas redes sociais para conversar e ver fotos dos seus amigos ou das pessoas em que elas tem interesse. Profissionalmente falando, elas querem ver coisas interessantes e não marcações irrelevantes. Esse tipo de postura não é algo bem visto para o ambiente profissional.

Agora que você já sabe o que não fazer, coisa que é extremamente importante e muitos não sabem. Existem formas de atrair pessoas nas redes sociais. Todo mundo gosta de ver aquilo que as deixa felizes, algo que motive o seu dia-a-dia. Veja se você se enquadra nos perfis abaixo, se não comece a agir. Lembrando que não estou ditando a regra, são apenas dicas de marketing pessoal, como um mapa o tesouro, que no caso é o sucesso da sua marca pessoal. Está preparado (a)? Então vamos lá!

3 TIPOS DE PERFIS QUE PODEM APROXIMAR AS PESSOAS

marketing, marketing pessoal, personal branding, brand identity 3

#1 – O POSITIVO

Mostrar positividade tanto no ambiente profissional quanto pessoal ajuda nas relações. É claro que você não deve fingir ser o que não é, muito menos exagerar na dose. Busque este tipo de atitude para si e logo isso refletirá fora.

Pense em alguém lhe dando bom dia com cara fechada, o que você absorverá? O bom dia ou o mau humor? Nós refletimos o que está dentro de nós, esta é a chave para o marketing pessoal.

Nas redes sociais isso não é diferente. Automaticamente nos sentimos atraídos por assuntos que nos encorajam e nos impulsionam a vencer profissionalmente e em nossa vida pessoal. Por isso, ser positivo é uma dar melhores dicas de marketing pessoal para você que deseja atrair mais e mais pessoas nesse ambiente completamente novo.

#2 – O EMPREENDEDOR

Motivação é a grande palavra da última década. Grande prova disto são os perfis de maiores sucessos nas redes sociais e blogs, os empreendedores sociais,  aqueles que ajudam “pessoas comuns” a pensar de forma diferente. Fora da caixa.

Isso acontece em diversos assuntos diferentes. Pessoas que inspiram outras a investirem em saúde, educação entre outras áreas de sua vida. Existem diversos perfis nesse sentido e com certeza você já se deparou com algum deles.

Assim como a primeira, essa é uma das dicas de marketing pessoal mais relevantes, essa aqui atrai e muito as pessoas que desejam agregar cada vez mais pessoas a sua volta. É realmente uma dica valiosa. Por isso compartilhe o ato de empreender e pensar fora da caixa, mostre resultados e agregue cada vez mais pessoas ao seu redor.

#3 – O EXEMPLO

Pessoas gostam de quem dá o exemplo, quem é espelho para o seus sonhos e objetivos. Se você tem o estilo fitness ou ajuda com alguma caridade, este tipo de perfil atrai mais do que simples pessoas, atrai seguidores.  Se você tem algo de bom para mostrar o mundo, simplesmente MOSTRE! Você verá rapidamente o crescimento de seu perfil. Essa é uma das dicas de marketing pessoal mais valiosas.

Em minha postagem sobre liderança eu enfatizo muito sobre isso. As pessoas tem quase que uma necessidade de seguir alguém que a inspire. É uma coisa quase automática. Se quiser ver essa outra postagem, está nesse link aqui -> O que é liderança? 3 Simples Dicas Para Sua Marca Pessoal . Você vai curtir bastante.

Não existe regra para o sucesso do seu marketing pessoal. Analise suas atitudes e como elas são recebidas. Antes de postar algo nas redes sociais pense sobre o impacto daquilo sobre a sua imagem.

 

dicas de marketing pessoal , relacionamento bonecos

Está na hora de desconstruir algo que você aprendeu logo cedo, sabe aquela frase: Não se preocupe com a opinião das pessoas, vivemos em sociedade e dependemos uns dos outros, logo, o que você pensa de mim, ou do que eu estou falando com você, é o que fará você voltar aqui nos próximos dias.

Diante de tudo que conversamos aqui hoje. Deixo a seguinte reflexão para você:

Será que realmente não devo me preocupar com o que dizem de mim?

Com certeza sim, certo?

Para você entender ainda mais sobre a importância de se posicionar da maneira certa no ambiente digital, separei duas postagens para agregar ao conteúdo de hoje. Você vai curtir muito. São elas:

 

6 dicas testadas para aumentar sua visibilidade nas mídias sociais.

 

Antes de me despedir, quero te mostrar uma última coisa. 

Se você acompanha as redes sociais do Não é só foto, viu que eu lancei um guia completo para quem deseja criar uma marca pessoal de alto impacto, certo? Se ainda não viu, separei nessa postagem o link para completar o conteúdo de hoje.

Você vai curtir muito! O link é esse aqui ó:

[INFOGRÁFICO] O guia definitivo para sua marca pessoal.

E ai, curtiu essas dicas?

Saiba que agora você pode ter dicas específicas para o seu negócio, através do projeto “Deixe Sua Marca“, a consultoria do Não é só foto, para te ajudar a realmente causar impacto no mercado. Se quiser saber mais sobre o como funciona essa novidade, clique nesse link aqui ó: 

Deixe Sua Marca – Cause impacto e seja lembrado.

Antes de sair, não esqueça de deixar seu comentário, dizendo se você conhece alguém nos perfis que falamos aqui e  mostre o texto para quem você acha que precisa ler este conteúdo. Vamos fazer um corrente para que mais gente pense antes de agir nas redes sociais digitais. E antes de realmente dar tchau, vou deixar um link que vai ser muito útil para você. 

Como te mostrei, saber como atrair as pessoas no ambiente digital é extremamente importante e para isso é preciso entendê-lo, por isso fiz um outro artigo só com as melhores referências para quem deseja construir uma imagem de marca pessoal com alto impacto, é esse aqui ó ->

As 16 melhores dicas de livros, artigos e videos para sua marca pessoal

Se você gostou do conteúdo de hoje, este outro artigo será excelente para sua caminhada.

Agora sim! Um grande abraço e até mais.

Aqui Não é só foto!

Veja outras postagens:

“Os 12 melhores aplicativos que todo líder deveria ter”

“O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE POSICIONAMENTO DE MARCA”

“MUDANDO SUA POSTURA NAS MÍDIAS SOCIAIS”