O que você precisa saber sobre Marketing de Relacionamento para sua marca pessoal

Marketing de relacionamento

O que você iria pensar sobre um artigo que abrisse sua cabeça para práticas que te dessem a possibilidade de tornar seu público-alvo em fãs da sua marca (Pessoal/ profissional), através de uma análise de grandes empresas e de dicas rápidas sobre marketing de relacionamento, algo que você pode começar  hoje mesmo?

Seria muito legal, certo?

Então lá vai!

O marketing de relacionamento é algo extremamente relevante para empresas/pessoas que desejam se diferenciar e deixar sua marca no mercado. Hoje preparei um conteúdo bem especial e quero muito te mostrar.

Nessa postagem vou falar sobre vários assuntos, olha o que vem por ai:

  • O que é Marketing de relacionamento?
  • CRM – Gestão do Relacionamento com o Cliente
  • Brand Experience – A arte de vender uma experiência memorável
  • Vantagens do Marketing de experiência
  • 3 GIGANTES do mercado mundial que aplicam técnicas do marketing de relacionamento / experiência (é surpresa, vai ter que continuar lendo para saber quem são as empresas rs.)
  • Reflexão – Perguntas que você deve se fazer

 

Ufa!! Muita coisa! Gostou do que vou te mostrar? Então compartilhe esse post com seus amigos para que mais e mais pessoas saibam a importância de refletir sobre marketing pessoal.

Agora que já compartilhou e mais pessoas vão ter acesso à tudo que preparei, quero você veja esse conteúdo, trouxe alguns cases de empresas importantes, que provavelmente você deve conhecer e separei alguns questionamentos bem legais que realmente irão te ajudar a montar uma boa estratégia de marketing pessoal, com o intuito de aproximar cada vez mais pessoas para você ou para o seu negócio.

Vou te contar o segredo das gigantes do mercado para causar impacto e fidelizar seu público-alvo.  Não sei de você, mas eu to ansioso demaaaais pra ver tudo isso! Vamos?! Então, Let’s Go!!

O que é Marketing de relacionamento?

MELHORES APLICATIVOS, COMPROMETIMENTO

Na internet você irá encontrar diversas definições sobre este termo, algumas até mais completas do que esta que vou te mostrar, mas resolvi trazer a definição mais simples que encontrei sobre marketing de relacionamento.

Vários especialistas definem o marketing de relacionamento como o conjunto de atitudes definidas pelas empresas com o intuito de se relacionar positivamente com seus clientes e colaboradores.

O principal objetivo deste tipo de marketing é criar uma relação de fidelidade entre o target (público-alvo) e a empresa. Esta oferece diversos benefícios e tratamentos diferenciados para que os clientes sejam cada vez mais fiéis ao seu produto/serviço, se possível, virem fãs da marca a ponto de defendê-la e levantarem sua bandeira, seja ela qual for. 

Para que isso vire realidade, é necessário que as empresas tenham o máximo de dados possíveis sobre seus clientes. Dados como:

  • Todos os contatos atualizados
  • Origem do Lead (cliente)
  • Status do atendimento
  • Quantidade de interações cliente/empresa

Todos esses dados podem ser armazenados em um sistema muito usado pelas grandes empresas do mercado, o CRM (CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT).

 O que é? E para que ser o CRM?

marketing-de-relacionamento-crm

 

CRM – Customer Relationship Management (ou Gestão do Relacionamento com o Cliente, em português) – é uma abordagem que coloca o cliente como principal foco dos processos de negócio, com o intuito de perceber e antecipar suas necessidades, para então atendê-los da melhor forma. (fonte: Wikipedia “Customer Relationship Management”)

O CRM é uma estratégia de negócios muita usada nos dias de hoje. Ele é uma excelente maneira de migrar o foco para o cliente. Através desta ferramenta a empresa engloba as áreas de marketing, vendas e serviços de atendimento.

Através do CRM é possível:

  • Segmentar clientes
  • Planejar campanhas
  • Estar por dentro dos processos de vendas 
  • Montar estratégias eficazes de relacionamento

Este conceito de CRM é bem básico, pois ele é não o foco da postagem de hoje. Para quem deseja ler um pouco mais sobre esse assunto, separei dois link muito bons, que irão te ajudar a entender um pouco mais.

As possibilidades com o CRM são variadas, mas hoje iremos focar em uma delas e, na minha opinião, uma das mais importantes, “Montar estratégias de relacionamento” e dentro dessas estratégias hoje vamos conversar sobre a arte de transmitir uma experiência memorável e gerar um relacionamento com a sua marca. O termo certo para essa arte é: Brand Experience. 

 

Brand Experience – A arte de vender uma experiência memorável

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Algum tempo atrás era normal que as empresas se preocupassem apenas em cuidar do seu produto/serviço e depois pensarem em uma boa estratégia de divulgação. Hoje, depois da concretização do client-share, que nada mais é do que olhar cada cliente como único e entender sua relevância para o que a empresa está oferecendo, afinal de contas algumas pesquisas apontam que o maior propulsor da decisão de compra é a opinião própria, logo depois vem a opinião de amigos ou conhecidos e bem depois os anúncios publicitários.

É simples de entender, pare para pensar em sua experiência com empresas de telefonia ou órgãos públicos (especialmente no Brasil), por exemplo, geralmente as experiências são piores e as pessoas acabam compartilhando com seus amigos, vizinhos, conhecidos, etc. Você já deve ter feito isso. Eu já fiz. Muitas vezes falei mal da Ti… da Viv… da Clar… Entre outras. É normal e é por isso que as empresas tem dedicado um tempo especial para proporcionar a você uma experiência memorável.

Vantagens do marketing de experiência

  • Forte aproximação com público-alvo
  • O cliente percebe mais fácil as necessidades e expectativas da empresa
  • As marcas conseguem um posicionamento mais sólido na mente dos clientes

Visto isso, dá para entender o porque as empresas tem investido tanto tempo e dinheiro neste tipo de marketing.

Já que esta é uma prática EXCELENTE de diferenciação, resolvi te mostrar as melhores nessa arte. Está preparado? São só as melhores!! Vamos lá.

 

As gigantes do Marketing de Experiências

 

Abra felicidade – Coca-Cola

Quiosque da Coca

A Coca-Cola faz uma série de coisas certas quando falamos de marketing de relacionamento / experiência. Hoje separei uma das melhores ações que eles já fizeram. Esse é um case excelente de marketing de relacionamento /experiência com a marca.

Para quem não sabe, a Coca-Cola é uma empresa que não possuía uma loja física dedicada ao refrigerante. Até que surgiu a ideia de montar um quiosque na praia de copacabana, que transmiti-se a experiência de contato com a marca de uma maneira memorável.

Eles buscaram trabalhar os 5 sentidos humanos, tudo foi muito bem pensado. O design é incrível e incentiva a interação das pessoas,  conta com um sistema de pulverização de água na parte superior de umas espécies de tendas, o que deixa a experiência muito mais agradável e além disso possuem o que eu achei mais legal nessa experiência toda.

Cada tenda possui uma placa de som direcional com entrada para iPhone, iPod e outros tocadores de mp3, o que dá a possibilidade das pessoas personalizarem ainda mais sua experiência no quiosque e consequentemente com a marca. Eu achei GENIAL e você?

Para você entender mais ou menos como funciona, separei um video bem legal sobre a idéia e a criação deste espaço. Está aqui embaixo, olhe ai!

Curtiu? Eu achei uma idéia genial! Bem ao estilo Coca-Cola. Vamos para a segunda gigante do mercado , aquela que “pensa diferente”.

Pense diferente – Apple

 

Quando o tema é marketing de relacionamento/experiência é impossível não falar da Apple. Eu costumo dizer que eles pensam em tudo e aqui vou comentar um pouco das experiências que eles proporcionam, desde o momento em que o usuário busca um aparelho, seja no site ou na loja, até o momento em que ele abre seu equipamento. Eu sou um pouco fã da estratégia deles, então releve se eu me empolgar demais rs.

Para explicar sobre a estratégia da Apple, resolvi dividir em 2 momentos que achei mais interessantes sobre a o que eles fazem em relação a marketing de relacionamento /experiências.

  • Loja conceito (Apple Store)
  • Embalagem do produtos

Vamos lá!

A magia das Lojas conceito

Este é, com certeza, um lugar que respira marketing de relacionamento / experiências, a Apple Store. O principal objetivo da loja é transmitir uma experiência para o consumidor, o segundo objetivo é vender rs. Pode parecer engraçado, estranho, mas é a mais pura verdade. Lá o objetivo é fazer o cliente se sentir bem e em um segundo momento comprar um produto.

Se você ainda não teve a oportunidade de visitar um loja conceito da Apple, separe um tempinho para isso, é realmente muito legal. Aqui no Brasil temos duas. Uma em São Paulo, o endereço está nesse link aqui -> Apple Store São Paulo e uma outra loja no Rio de Janeiro, o endereço está nesse outro link -> Apple Store Rio de Janeiro .

A experiência de verdade

Até agora não disse muita coisa sobre como funciona a loja e você deve estar se perguntando o há de tão incrível, certo? Então vamos lá. O que você pensaria sobre uma loja que se preocupa em te dar treinamentos sobre aplicativos e programas profissionais e amadores dos computadores, tablets, celulares, entre outros? Seria muito legal né? Imagina se isso tudo fosse grátis? Seria mais legal ainda, certo? Pois é essas são algumas das vantagens oferecidas pela Apple Store.

Além disso existe um esquema de reparo diferenciado. Eu mesmo já testemunhei esse estilo de assistência técnica. Na época tive que pagar a parte, pois meu produto já estava fora da garantia, contudo fui atendido da seguinte maneira. Levei meu iPad, com a tela EXTREMAMENTE acabada, e quando digo isso, pode acreditar ela estava realmente despedaçada, paguei o valor equivalente a 30% do valor do produto e recebi um novo. Não sei você, mas eu achei vantajoso na época e até hoje meu iPad está novinho em folha rs.

 

Além de tudo isso que eu falei, eles também pensam muito no design dessas lojas, para você ter uma idéia de como elas são, separei um link com as lojas mais bonitas que eles já fizeram está aqui ó -> Apple Stores mais bonitas do mundo . São lindas, você vai curtir bastante. Agora vamos pro segundo ponto.

 

Embalagem dos produtos

O segundo ponto que separei é realmente muito interessante, porque a gente passa a ter noção de como algumas empresas pensam realmente em tudo quando falamos de marketing de relacionamento / experiência.

Quando a Apple lançou o Macintosh em 1984, eles realmente quiseram transmitir uma experiência diferenciada em todos os sentidos. Fizeram uma campanha publicitária jamais vista, extremamente premiada, inclusive se você quiser ver o comercial veiculado no intervalo do SuperBowl, está aqui -> Apple 1984 .

Era um produto realmente inovador e eles precisavam pensar em tudo para que o usuário fosse impactado da melhor maneira possível.

Na embalagem eles fizeram um tipo de surpresa que aproximava bastante os consumidores. O Mac era o primeiro computador pessoal em que se utilizava o mouse, por isso ao abrir a caixa, você puxava o computador por uma alça que havia em cima da tela e o mouse saltava, o que deixava os usuários em êxtase por se tratar de algo realmente novo, jamais visto. Essa estratégia se estendeu por anos e na embalagem do iPad, é possível ver o mesmo pensamento. Ao abrir sua caixa, a primeira coisa que se vê é uma tela LINDA, sem nenhuma marca, onde o usuário para por 2 ou 3 segundos para admirar, é realmente muito legal e sim, eles pensaram nisso nesses segundos, por isso a caixa é assim. Tanto no iPad quanto no iPhone e outros produtos.

Agora você sabe, tudo isso foi pensado para ser assim. Curtiu? Espero que sim. Agora já falei de duas gigantes, vamos para a última? Foi deixada para o final, mas não é menos importante. Eu te pergunto. É possível vender um experiência memorável quando nosso principal produto é o café? kk. Pode acreditar que sim!

 

O melhor café para a melhor pessoa, você – Starbuks

CHENGDU, SICHUAN PROVINCE, CHINA - 2015/09/13: Coffee cup on table in a Starbucks cafe. Starbucks is streamlining the ordering process so customers are able to get that cup of coffee faster than usual. (Photo by Zhang Peng/LightRocket via Getty Images)

Não sei você já teve a oportunidade de se sentar e conversar dentro de uma Starbucks, a verdade é que realmente a experiência é incrível. A tranquilidade e a paz transmitida dentro dela não tem preço.

Muitas cafeterias tem o café tão bom quanto o da Starbucks, mas ela conseguiu através do marketing de relacionamento / experiência, elaborar um jeito completamente conceitual de tomar café, o jeito Starbucks.

Você pode estar se perguntando o que há de tão mágico lá dentro. O fato é que na década de 1980 a Starbucks adotou uma estratégia parecida com à da Apple. Introduziu na vida dos americanos uma necessidade que não existia. No caso da Apple, aparelhos inovadores, no da Starbucks, um bom café em um ambiente que faça você se sentir em um “terceiro lugar” (após a casa e o trabalho) para se passar o tempo ou horas agradáveis de lazer, com áreas acolhedoras e confortáveis equipadas com sofás e poltronas macias, tomadas elétricas para utilização de computadores portáteis, além de acesso sem fio à internet.

A Starbucks faz diversas coisas certas, inclusive você já deve ter visto, eu falei sobre ela em meu artigo sobre posicionamento de marca. Se você não viu aqui está o link -> O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE POSICIONAMENTO DE MARCA . Lá eu separei um vídeo muito legal do especialista em marketing de diferenciação, Pedro Superti. Ele apresenta uma técnica fácil, rápida e que você pode aplicar hoje mesmo, é realmente bem legal.

Voltando para o artigo de hoje, vou falar de uma coisa muito simples, mas que aproxima bastante o consumidor, os tornando únicos.

Copos personalizados

A famosa prática de escrever o nome do cliente nos copos. É uma excelente jogada de marketing. Ela facilita demais o atendimento e além disso o personaliza, fazendo o consumidor se sentir único, especial.  É EXTREMAMENTE simples, as pessoas escrevem o nome do cliente que fez o pedido no copo e quando ele recebe o produto, vem com seu nome escrito, ás vezes com desenhos, entre outros. O rapper Emicida postou uma vez no Instagram, uma foto de um copo da Starbucks com o desenho da sua primeira mixtape produzida por ele, onde havia um bonequinho com cabeça de fita. Imagine o sentimento dele em relação a marca depois desse atendimento? Na minha opinião, incrível.

Bom, agora que já apresentei essas três gigante e mostrei algumas das inúmeras técnicas de relacionamento que elas aplicam, quero falar para você e sobre o que você pode aplicar em seu marketing pessoal. 

Um exemplo bônus!!

Eu já havia finalizado essa postagem quando vivenciei algo relacionado com essa postagem e precisava compartilhar isso com você.

Ontem foi meu aniversário, parabéns para mim!!! E eu tive uma surpresa simples, mas muito legal. Tinha acabado de chegar no trabalho e olha a surpresa que eu tive com o Google.

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Eles mudaram o layout de entrada com bolos e doces por conta do meu aniversário. Isso, com certeza, acontece com todo mundo que possui uma conta no Google, mas é legal não acham? Você abrir uma página na internet gigante como essa e eles estarem te parabenizando é realmente diferente!

E para mostrar como essa atitude gerou um relacionamento, está aqui o link do meu facebook pessoal -> Raphael Henrique , lá você vai ver a repercursão do post. Vários amigos curtiram essa atitude do Google, realmente muito interessante. Eu me amarrei!

Agora vamos seguir que ainda tenho algumas coisas para compartilhar com você.

 

Perguntas que você deve se fazer

 

  • Que experiências eu causo nas pessoas a minha volta?
  • Eu trago pessoas para cima? Ou vivo me lamentando e trazendo as pessoas para baixo?
  • Compartilho vitórias e histórias positivas? Ou compartilho apenas coisas ruins e histórias tristes que fazem as pessoas lamentarem?

Diante dessas três perguntas eu não quero, de maneira nenhuma, dizer que você deve ignorar os problemas, ou viver como se a vida fosse um conto de fadas. O fato é que nem sempre devemos compartilhar rigorosamente tudo que acontece. Mostrar ao mundo alguns problemas da sua vida pessoal podem causar um impacto muito ruim na sua imagem de marca pessoal.

Você já deve ter passado por isso, é chato demais estar perto daquela pessoa que só reclama, que está sempre cabisbaixa, que acha que a vida conspira contra ela, isso é realmente muito ruim. Por isso meu conselho é que você pare e pense antes de compartilhar qualquer lamentação. Será que o mundo realmente quer ou precisa saber disso? Será que isso é bom para sua marca pessoal? Quando resposta for não, simplesmente não poste, você não vai se arrepender.

Quero te deixar essa reflexão. Que experiências as pessoas tem quando você está por perto ou quando olham seus perfis nas redes sociais digitais? Para você pensar um pouco mais sobre isso, separei artigos que falam sobre assuntos parecidos e com dicas que podem te ajudar muito.

3 artigos para saber mais

Você já deve ter visto, mas se não viu eu deixo aqui embaixo os links de 3 postagens minhas sobre assuntos parecidos, mídias sociais, postura nesses ambientes digitais, entre outros. Você vai curtir bastante. São os seguintes:

 

 

Ainda nesse clima de reflexão, separei um video para te manter focado no seu objetivo, seja ele qual for. O assunto principal de hoje foi marketing de relacionamento e como a própria Apple disse em sua campanha “pense diferente”. Esse tipo de estratégia é uma maneira de se diferenciar, é buscar o novo, se destacar no meio tantos que fazem igual. Isso não é fácil, as empresas que citei aqui demoraram anos e anos para se consolidar, mas conseguiram através de uma boa estratégia, muito foco e muita determinação.

Por isso trouxe um vídeo de uma campanha da Nike que gosto bastante. A empresa não foi citada na postagem, apesar de ter motivos suficientes para ser um exemplo de marketing de relacionamento, mas gostaria de te mostrar um video muito legal que eles fizeram. Acho que você vai curtir bastante.

Nike – Encontre a sua grandeza

O que eu acho mais legal desse vídeo, além da mensagem, é que ele aconteceu na época das olimpíadas e, não sei se você sabe, mas Nike não patrocina as olimpíadas, então porque fazer uma campanha enorme como essa em uma época que foco esta todo no concorrente?

Eu te digo a resposta. Para mostrar que a grandeza não está apenas nos escolhidos, aqueles que vão ganhar medalhas nos jogos olímpicos. A grandeza está em cada um e assim como os atletas profissionais, todos podem vencer. Curte ai o vídeo!!

Além desse video quero deixar uma frase que me fez pensar muito antes de começar o Não é só foto. É a seguinte:

“Toda unanimidade carece de criatividade”

Ou seja, quando você tiver em mente que algo não pode mudar, pense um pouco mais.

Antes de me despedir, quero te mostrar uma última coisa. 

Se você acompanha as redes sociais do Não é só foto, viu que eu lancei um guia completo para quem deseja criar uma marca pessoal de alto impacto, certo? Se ainda não viu, separei nessa postagem o link para completar o conteúdo de hoje.

Você vai curtir muito! O link é esse aqui ó:

[INFOGRÁFICO] O guia definitivo para sua marca pessoal.

E ai, curtiu essas dicas?

Saiba que agora você pode ter dicas específicas para o seu negócio, através do projeto “Deixe Sua Marca“, a consultoria do Não é só foto, para te ajudar a realmente causar impacto no mercado. Se quiser saber mais sobre o como funciona essa novidade, clique nesse link aqui ó: 

Deixe Sua Marca – Cause impacto e seja lembrado.

Antes de sair, não esqueça de deixar seu comentário, contando uma  história que você tenha vivenciado com alguma empresa, seja boa ou ruim. Vai ser um prazer ler o que você tem a dizer!! Além disso mostre o texto para quem você acha que iria gostar do conteúdo. Um grande abraço e até mais.

Aqui não é só foto!

Veja outras postagens: 

Os 12 melhores aplicativos que todo líder deveria ter

3 Simples Dicas Sobre Liderança Para Sua Marca Pessoal 

  • Renata Soares

    Nossa que post incrível, tem que cadastrar o blog em feedhi, qualquer duvida só avisar..
    http://www.feedhi.com

    • Raphael Moraes

      Feedhi? Não conhecia! Vou dar uma pesquisada! Muito obrigado pelo elogio! Muito legal saber que você curtiu o conteúdo!! Um grande abraço! 😀