[INFOGRÁFICO] O guia definitivo para sua marca pessoal.

O que é uma marca pessoal?

Que conceito é esse? Qual a sua importância para uma carreira de sucesso? Eu realmente devo me preocupar com isso?

Essas e outras perguntas terão resposta até o fim da postagem de hoje. É bom você pegar papel e caneta se quiser realmente mudar a maneira como é percebido pelo mundo lá fora.

O que você acha de entender um pouco mais sobre como construir uma marca pessoal de alto impacto que pode agregar muito valor para sua carreira, empresa e até imagem nas mídias sociais? 

Seria incrível, certo?

Neste artigo separei dicas bem legais e importantes para quem deseja ser percebido de um jeito diferente da maioria, através de um conceito que vem ganhando cada vez mais espaço e relevância no mercado, a marca pessoal.

Por isso, preparei um infográfico para você guardar e consultar, sempre que precisar reajustar sua estratégia rumo a uma carreira de sucesso, beleza?

Portanto, continue lendo para saber:

  • O que significa Marca pessoal?
  • Qual a importância de uma Marca pessoal de alto impacto?
  • 10 dicas para alavancar sua carreira.

Gostou do que vem por aí? Então compartilhe esse post com seus amigos para que mais e mais pessoas possam causar impacto no mercado.

Agora que você já compartilhou e mais pessoas vão ter acesso à todo esse conteúdo, guarde este presente com você.

>> Baixe o infográfico de hoje em alta qualidade <<

Conhecer e entender sua marca pessoal fará com que alcance muito mais pessoas e da maneira certa. Digo isso sem medo de errar. Ao final da postagem de hoje você estará apto a dar os primeiros passos na construção da sua imagem de marca pessoal de alto impacto, porém antes de começar você deve ter em mente o objetivo central da sua estratégia.

O seu destino é o principal motivo para estarmos aqui hoje, por isso é vital que você se faça a seguinte pergunta: “Aonde eu quero chegar?”. Ter a resposta na ponta da língua fará total diferença nesta caminhada.

Sem mais enrolações. Está preparado(a)?? Papel e caneta na mão. Let’s GO!!

 

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De fato, você e eu conhecemos diversos tipos de profissionais, aqueles que naturalmente estão encaminhados para o sucesso e aqueles que provavelmente serão engolidos pelo mercado.

Agora, já parou para pensar por que temos essa percepção? Por que em uma convivência mesmo que rápida, seja no trabalho ou em algum projeto específico, determinamos que esse ou aquele  profissional irá ou não alcançar certos objetivos?

Isso acontece, principalmente pela imagem de marca pessoal que o indivíduo transmite e pode influenciar em uma série de situações durante sua trajetória.

Por exemplo:

Você convidaria para um projeto importante, aquele profissional que demonstra irritação com qualquer tipo de cobrança e acaba perdendo o foco do seu objetivo? Provavelmente não. Mesmo sem ter certeza de que ele(a) se sairia mal no projeto, provavelmente você excluiria essa pessoa da lista de opções.

 

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Marca pessoal está diretamente ligada a capacidade que o indivíduo tem de se mostrar como profissional. Para ficar mais claro, imagine que você é um produto e o seu principal objetivo é atingir o público certo e concretizar uma venda. Suas atitudes, conhecimentos e realizações profissionais serão seu maior cartão de visitas.

Os investidores, contratantes e parceiros devem olhar para para você e ver alguém que realmente agrega valor para o projeto, seja ele qual for.

A idéia é que você aprenda a mostrar seus diferenciais, corrija suas falhas e melhore seus pontos fracos. Como em uma Matriz SWOT, que para quem não conhece, é um esquema muito fácil de análise de cenário, onde você lista seus pontos fortes e fracos/ serviço, além de oportunidades e ameaças do mercado de atuação.

Simples, certo? Toda grande empresa possui uma matriz SWOT bem definida e para uma marca pessoal ela pode ser usada da mesma maneira.

“‘Tá’Raphael, mas ‘pra quê’ eu vou querer saber isso?”

 

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Como eu disse, você não quer ser mais um(a) na multidão, pelo menos acredito não, certo? Essa é o principal motivo de criar uma boa percepção de marca pessoal.

Para que isso se torne possível, é necessário que você se conheça, realmente mergulhe dentro da sua essência, saiba quais são as suas capacidades e até onde você pode ir.

Só para você ter uma noção do que é ter uma imagem de marca com alto impacto. Trouxe  3 exemplos de construção de imagem de marca pessoal. Você vai entender como esse conceito é realmente importante. Está preparado(a)? Vamos lá!

 

Justin Bieber

Você, com certeza já viu e ouviu falar muito sobre o Justin Bieber, certo? Não preciso nem apresentá-lo. O que você talvez não saiba é que ele é um perfeito caso de como uma boa construção de imagem de marca pode salvar uma carreira.

Fazendo um breve histórico, Justin Bieber foi lançado no mercado como um artista voltado principalmente para os adolescentes e por ser muito novo na época, tinha até um lado infantil que ficou marcado durante algum tempo.

De 2 anos para cá ele mudou completamente sua imagem, teve alguns problemas por ganhar fama de bad boy, por algumas cenas, principalmente aqui no Brasil, onde ele pixou muros, fez festas com supostas garotas de programa, enfim, aquela história que todo mundo já sabe.

O fato é que, principalmente depois do lançamento do seu último CD, o “Purpose”, onde ele renovou completamente sua imagem, principalmente através do seu estilo e musicas novas. Além disso, sua assessoria aproveitou para camuflar os erros do passado com atitudes em prol da sociedade como, por exemplo, ajudando instituições de caridade.

Entre outras coisas focadas em agregar valor a sociedade, Justin lançou a música “Children”, que traz a mensagem de que é preciso olhar para o futuro das crianças. Separei um trecho dela para te mostrar. Olha só:

“E quanto as crianças? Olhe para todas as crianças que podemos mudar. E quanto a visão? Seja um visionário para uma mudança.”

Através dessa e de outras iniciativas, Justin Bieber atingiu outro tipo de público e sua carreira decolou para outros níveis.

 

Nego do Borel

Leno Maycon Viana Gomes, esse é o nome da figura conhecida principalmente pelos jovens como Nego do Borel. Se você não conhece, o que é um pouco difícil nos dias de hoje, afinal de contas ele aparece cada vez mais na televisão brasileira.

Nego do Borel é um cantor originalmente de funk, onde adotava o nome “MC”antes do nome, mas de 1 anos para cá ele se repaginou e hoje aparece em grandes paradas de sucesso com hits estourados no Brasil todo, como “Não me deixe sozinho” e “Janela aberta”

A exemplo da cantora Anitta e da cantora Ludmilla, Nego do Borel mudou de ares e se tornou uma das grande vozes da música pop brasileira.

O que ele fez para mudar? Ajustou sua imagem para um novo público, mudando o estilo das músicas, adaptando sua linguagem e principalmente cuidando de sua estética. Só para você ter noção, ele gastou cerca de R$ 150.000,00 para um tratamento dentário.

O que você acha? Será a sua imagem de marca pessoal importa para alguma coisa? Te digo a resposta. Claro que sim! 

 

Biel

Você provavelmente conhece esse rapaz da foto, se não conhece, eu te digo quem é. Este é o Biel ou Mc Biel como preferir.

Ele é um jovem que tinha tudo para estar ao lado da Anitta, Nego do Borel, Ludmilla, por muito tempo passeando pelas grandes rádios.

Sua imagem estava sendo feita do jeito certo, era aquele jovem brincalhão, que sorria muito nas entrevistas, amado pelas fãs, até que uma entrevista mudou tudo.

Por ter sido um assunto tão debatido não vou me estender muito, mas o Biel foi acusado por uma jornalista de ter cometido assédio contra ela. Isso logo tomou as mídias do país inteiro, afinal de contas se tratava do novo queridinho das meninas, envolvido em um escândalo desse tamanho.

O grande erro

A assessoria do cantor ainda tentou se defender dizendo que o Biel é um cara jovem e brincalhão e que essa atitude era normal. Isso só piorou as coisas e ele teve que fazer um vídeo pedindo desculpas à jornalista e ao seu público. Este vídeo foi mais uma estratégia que não surtiu tanto efeito, pois até hoje muita gente se vê um pouco avesso ao Biel.

Essa falha na construção da imagem dele custou caro e no dia 04/08/2016 o cantou informou, por meio de sua assessoria, que iria fazer um pausa na carreira artística para se recuperar, pois estava muito abalado com toda essa situação.

Construir uma imagem de marca não é brincadeira. Exige muito esforço e horas pensando em como atingir o público da maneira certa.

 

Por isso, separei algumas dicas para te ajudar a conquistar seu espaço através de uma marca pessoal de alto impacto. 

Fiz de tudo para que ficasse realmente completo. Espero que você goste. Vamos lá!!!

Antes disso, se você está curtindo essa postagem, aproveite para baixar este infográfico e guardar pra sempre com você.

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  • Assuma o controle

Para que você consiga transmitir uma imagem fiel a sua essência, que te conecte com seu target, é fundamental que tenha total conhecimento dos seus defeitos e qualidades, e direcione suas atitudes para o destino que deseja para sua carreira.

Não adianta seguir os planos que os outros tem para você e criar uma imagem fake para representar sua marca pessoal. É como dizem por ai: ‘Isso não cola’. Em algum momento você irá se perder e poderá prejudicar todo o trabalho.

Como vimos nos exemplos acima, consertar uma imagem de marca não é algo simples, por isso, mostre suas qualidades e faça o possível para que elas se sobressaiam aos seus defeitos. Todo mundo tem defeitos, isso é normal. O importante é que eles se tornem irrelevantes perto de suas qualidades.

 

  • Seja seletivo

Em qualquer caminhada você terá que se instruir e buscar referências que te impulsionem para o sucesso. O fato é que no mundo de hoje é possível que você se perca no meio de tanta comunicação.

A digitalização das redes sociais trouxe a possibilidade de qualquer pessoa se posicionar e gerar conteúdo publicamente e, de fato, esse é o cenário que vemos por ai. Hoje qualquer um escreve sobre qualquer coisa.

Você precisa ser seletivo nessa etapa do processo. Seus objetivos serão como um filtro. Você deve se esforçar para consumir conteúdos que tenham a ver com o destino que deseja para sua marca pessoal. 

“Ah! mas eu não posso ler outras coisas?”

Você pode ler e fazer o que quiser. Nunca irá me ouvir dizer o que é obrigado ou não a fazer. O que trago aqui são recomendações, dicas para quem quer se destacar e criar uma marca pessoal de alto impacto.

 

  • Tenha um diferencial.

Profissionais iguais existem aos montes, aqueles que fazem as mesmas coisas, pensam do mesmo jeito, tomam as mesmas atitudes e consequentemente alcançam os mesmo resultados.

A partir de hoje não permita se enquadrar nesta classe de profissionais, tenha ao menos um diferencial bem definido, seja sua criatividade, bom humor ou até seu companheirismo.

Vale frizzar que ter um diferencial não está diretamente ligado a ser diferente, mas sim a ser surpreendente, ou seja, fazer algo inesperado.

Possuir um diferencial fará com que você crie uma conexão ainda mais forte com seu público que, talvez, outros profissionais não consigam, isso irá te colocar em outra categoria dentro da mente do seu público-alvo, seja seu chefe, cliente ou até seus seguidores.

 

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  •  Se apresente do jeito certo.

Este é um dos pontos mais importantes do processo, pois na maioria das vezes é o primeiro contato direto entre você e o seu público, ou seja, uma oportunidade incrível de causar impacto.

Para que você seja lembrado e consiga se conectar de maneira eficaz, é ideal que mostre suas qualidades profissionais de um jeito que ele(a) entenda quem você é e onde realmente pode chegar.

A dica aqui é utilizar 3 pontos cruciais para aproxima-lo de você:

1) Mostre suas habilidades (Do que você é capaz? O que você sabe fazer?);

2) Apresente seu histórico (O que você já fez? Qual o seu portfólio?);

3) Coloque sua personalidade (Quem é você? Qual o seu jeito de fazer as coisas?)

 

  •  Saiba com quem está falando.

Toda marca, grande ou pequena possui um público – alvo bem definido, que chamamos de target. A comunicação da marca é pensada para atingí-lo da maneira mais eficaz possível, para que ele compre algum produto/ serviço ou apenas se relacione com ela.

No marketing pessoal não é diferente. Você deve saber exatamente quem é o seu target, para que possa pensar em maneiras eficazes de criar algum tipo interação com ele.

Sem um público bem definido, você estará cego e, seja qual for o projeto, será muito mais difícil atingir o objetivo final, causar impacto e ser lembrado.

 

  • Foque nos seus objetivos.

Se você deseja se destacar dos demais, precisa definir objetivos desafiadores, pois sem eles você não tem metas e consequentemente não terá resultados, ou seja, não terá nada.

Vou te propor um desafio agora mesmo. Pare, por um minuto de ler esse artigo e escreva objetivos concretos para sua carreira. Não precisa pensar nos próximos 5 anos. Pense daqui 6 meses e depois 1 ano.

Não é algo simples, mas você deve levar essa tarefa a sério.

Só para você ter noção do poder dos objetivos, eu mesmo as vezes fujo do meu foco e acabo me perdendo em alguns momentos, por isso tenho o hábito de ler meus objetivos escritos e o pior cenário que pode acontecer se eu não alcança-los.

Esse é um dos melhores exercícios que conheço para me manter focado no resultado que quero atingir. Experimente e depois me conte o que achou aqui nos comentários.

Ter objetivos bem definidos fará com que você tenha um porque para lutar por uma carreira de sucesso e nos momentos em que você estiver pensando em desistir, estes serão os seus melhores amigos.

  • Crie sua autoridade.

Qual foi a última vez que você falou para pessoas da área, seja um cliente, chefe ou outro colega de trabalho, sobre algum projeto seu? Quando foi que gerou conteúdo relevante para sua audiência? Você cultiva uma audiência?

Para que você seja relevante, é fundamental que mostre o quanto sabe sobre o assunto, que está atento as tendências de mercado e realmente pode agregar valor a quem te segue, seja qual for o seu público.

Existem diversas maneiras de criar autoridade, pode ser através de artigos em um blog, talvez um canal no youtube com dicas sobre o mercado ou até em um perfil de Instagram segmentado para sua área.

Enfim, existem várias possibilidades, você deve encontrar aquela que te ofereça o maior número de possibilidades.

O mundo está cada vez mais conectado, isso é um fato. Antes de uma entrevista de emprego ou fechar um negócio, por exemplo, a pessoa interessada geralmente procura saber um pouco mais sobre você e tem se tornado cada vez mais comum uma busca pelas mídias sociais.

 

  • Saiba usar as mídias sociais.

Você já parou para pensar no que as pessoas irão encontrar sobre você em uma simples busca no Facebook ou Instagram? Se não havia pensado nisso, te aconselho a parar agora mesmo e ver o que anda publicando.

Já te disse isso algumas vezes, preste muita atenção nas suas postagens, compartilhamentos e até curtidas.

Com isso não estou dizendo que você deve se tornar um robô, mas sim que você deve se focar no seu público, caso deseje realmente ter sucesso profissional.

Eu falo mais sobre isso em algumas postagens aqui do Não é só foto. Se ainda não viu, aqui estão os outros artigos sobre postura nas mídias sociais, você vai gostar, olha lá:

Mudando sua postura nas mídias sociais

Melhores dicas de marketing pessoal: Como atrair as pessoas nas redes sociais

 

  • Busque uma conexão emocional com seu target

A maioria das pessoas acredita que faz escolhas baseadas em um pensamento racional, mas posso te dizer que não. O marketing e a publicidade já entenderam isso e buscam cada vez mais criar um vínculo emocional entre as marcas e o target.

Sistemas antigos de fazer publicidade como o conhecido AIDA – Atenção – Interesse – Desejo – Ação, já não funcionam tanto e as empresas estão focando cada vez mais no seguinte sistema: Sentir – Pensar – Agir.

As escolhas por um produto ou outro, são extremamente emocionais. No caso de um profissional, empresário ou influenciador, isso funciona da mesma maneira.

De que forma você se conecta emocionalmente com o seu target? Você possui as estratégias certas para realmente ser percebido como uma coisa boa na vida do seu público?

Esse é um ponto que você deve pensar ainda hoje se quiser realmente ser lembrado e causar impacto.

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  • Transmita uma experiência memorável.

Esta dica é provavelmente a dica que mais irá te conectar emocionalmente com o seu target. Transmitir experiências memoráveis tem um potencial incrível na construção de uma imagem de marca.

De que maneira você pode fazer com que cada momento ao seu lado seja inesquecível? Já parou para pensou nisso? Diariamente você passa por pessoas, conversa com elas e pode utilizar este tempo para ser lembrado para sempre.

Minha dica é: Seja alguém que compartilha sonhos e vitórias, que impulsiona as pessoas para cima. Isso fará com que muito mais gente se sinta bem ao seu lado. Diferente de quem compartilha derrotas ou vive reclamando da vida, não acha?

 

Frases para Tweetar

 

 

E ai, curtiu essas dicas?

Saiba que agora você pode ter dicas específicas para o seu negócio, através do projeto “Deixe Sua Marca“, a consultoria do Não é só foto, para te ajudar a realmente causar impacto no mercado. Se quiser saber mais sobre o como funciona essa novidade, clique nesse link aqui ó: 

Deixe Sua Marca – Cause impacto e seja lembrado.

Antes de sair, não esqueça de deixar seu comentário, diga o que achou do conteúdo, principalmente sobre o Infográfico. Este é o primeiro aqui do Não é só foto e espero, sinceramente, que tenha gostado.

Se você já sabia ou não esses conceitos ou se tem alguma dica que talvez tenha faltado, me diz ai nos comentários, vou curtir muito saber. 

Além disso mostre o conteúdo de hoje para quem você acha que iria gostar de ler sobre o assunto, você estará me ajudando e ajudando mais pessoas a terem acesso a esse conceito extremamente importante para quem deseja realmente causar impacto.

Outra coisa antes de me despedir. Não esqueça de guardar esse presente com você.

>> Baixe o infográfico de hoje em alta qualidade <<

Bom, era isso que eu tinha para compartilhar. 

Um grande abraço e até mais.

Aqui Não é só foto!

Veja outras postagens: 

 

6 dicas testadas para aumentar sua visibilidade nas mídias sociais.

8 dicas para mostrar suas qualidades profissionais nas mídias sociais digitais.

  • Fabiana Alves

    Parabéns Rapha, ficou muito bom 🙂

    • Raphael Moraes

      Opa Fabi!!” Legal que curtiu!! Continue acompanhando, estou preparando muita coisa legal!! Um grande abraço e até mais!! 😀