Como os Influenciadores digitais criam tendências e por que as marcas buscam essa estratégia?

Influenciadores digitais, os novos “criadores de tendência”.

O que exatamente são esses tais “Influenciadores digitais”?

Essa é uma pergunta que muitos empreendedores se fazem, até para saber se eles podem agregar valor a determinada campanha da empresa ou para atingir um público específico.

Se era isso que procurava nesta postagem, fica bem tranquilo(a) ai, porque já já você vai entender tudo sobre essas pessoas.

Só para ilustrar como essa estratégia dá resultado, você provavelmente já deve ter ouvido o “hit do verão 2017”, a música “Deu onda – MC G15”, certo? Se não ouviu, aqui está ela, dá só uma olhada:

 

O que você talvez não saiba é que ela ficou durante quase 1 mês como primeiro lugar na lista de virais do mundo no Spotify, trouxe até um print para te mostrar.

Essa é uma marca bem importante para qualquer artista, ainda mais pela velocidade que aconteceu com o MC G15 e essa música. O fato é que muito deste sucesso veio de uma estratégia bastante utilizada pelas marcas hoje em dia, a utilização de influenciadores digitais. 

No caso específico deste hit, trouxe mais um print de uma das pessoas que mais compartilharam essa música com a audiência, a influenciadora digital Gabriela Rippi ( Instagram – 1,4 milhão de seguidores), que cantou e dançou essa música em vários momentos, todos eles compartilhados com a sua enorme audiência, o que ajudou e muito na divulgou deste hit.

Agora que você já viu que essa é uma estratégia que dá bons resultados, já imaginou se existissem dicas completas para tornar o seu caminho um pouco mais fácil? Como um mapa para descobrir um bom influenciador para sua marca.

Seria incrível, certo?

Neste artigo separei dicas bem legais e importantes para quem deseja ir em busca de um influenciador digital que se conecte com seu público e agregue valor para a marca.

Continue lendo para saber:

  • O que são Influenciadores Digitais?;
  • A importância de ter um Influenciador na sua comunicação;
  • 3 nichos de mercado populares para utilizar esta estratégia;
  • Empresas que utilizaram Influenciadores;
  • Principais mídias para utilizar está estratégia;
  • 3 dicas para encontrar um influenciador para sua marca.

Gostou do que vem por aí? Então compartilhe esse post com seus amigos para que mais e mais pessoas saibam causar impacto utilizando esta estratégia.

Agora que você já compartilhou e mais pessoas vão ter acesso à todo esse conteúdo, saiba de uma coisa.

Entender sobre o mercado de influenciadores digitais pode trazer excelentes resultados para quem deseja realmente se destacar e tornar sua concorrência irrelevante.

Esse é o tipo de estratégia que te leva diretamente para o dia a dia do público-alvo, fazendo com que ele receba sua comunicação, muitas vezes sem perceber que se trata de uma propaganda.

Sem mais enrolações. Está preparado(a) pro que vem por ai?? Papel e caneta na mão.

Let’s GO!!

 

O que são Influenciadores Digitais?

Os Influenciadores não são uma novidade, sempre estiveram presentes na sociedade, seja através da televisão, dos jornais, revistas, enfim podemos observá-los em diversas oportunidades e funciona da seguinte maneira:

Uma pessoa se destaca da maioria, seja através de algum talento, de algo que aconteceu na vida dele que alcançou um número enorme de pessoas ou até mesmo de uma estratégia, afinal de contas a internet trouxe a possibilidade de qualquer pessoa produzir conteúdo e se tornar uma referência.

Como eu disse acima há algum tempo atrás as pessoas se baseavam apenas pelas tendências ditadas por personalidades que apareciam nos meios convencionais de comunicação, hoje qualquer pessoa pode se tornar uma personalidade, basta ser relevante e conquistar um bom número de espectadores que se conectem com o que ela está produzindo.

Para as marcas, ter a possibilidade de atingir o público através desses influenciadores, se torna cada vez mais importante e vou te dizer porque.

A importância de ter um Influenciador na sua comunicação

Como já disse em outros conteúdos do Não é só foto, as pessoas estão sendo bombardeadas por diversos tipos de comunicação, quase toda hora, o que faz com que o cérebro não preste mais tanta atenção no que a a marca quer dizer, fazendo assim com que, muitas vezes, elas percam tempo e dinheiro, pois o resultado das propagandas, acabam não atingindo o resultado esperado.

“‘Tá’ Raphael! Mas e onde entram os influenciadores digitais nisso tudo?”

Pois é, o que as grandes empresas tem feito é utilizar essas pessoas como maneira de entrar na vida público sem que eles percebam que existe uma propaganda ali, o que é ótimo para a marca, pois o público estará recebendo suas comunicações de um jeito diferente, é importante para o influenciador, pois eles estará recebendo algum produto, bonificação em dinheiro ou qualquer outro tipo de vantagem e não deixa de ser bom para o consumidor, afinal de contas, o modelo antigo de propaganda, muitas vezes, chega a ser chato e monótono para quem assiste.

Essa estratégia pode ser aplicada em diversos nichos de mercado, basta usar a criatividade e montar uma boa estratégia para atingir seu target, porém separei aqui, 3 dos nichos mais populares, onde encontramos diversos influenciadores digitais, que criam e/ ou participam deste tipo de estratégia. Vamos lá!

 

 

3 Nichos de mercado populares para utilizar esta estratégia

 

Como eu disse ai em cima, utilizar influenciadores digitais, é uma estratégia que pode ser aplicada em qualquer nicho de mercado e resolvi separar os 3 abaixo, por serem extremamente populares e para que você entenda melhor como eles funcionam. Vamos ao primeiro deles.

 

Fitness Life

Tenho quase certeza de que você já viu muita gente falando sobre dieta, exercícios, produtos, enfim várias outras maneiras de manter uma vida saudável, certo?

Esse tipo de perfil “arrasta multidões” e faz destas pessoas, peças importantes em qualquer ação de marketing voltada para o mercado digital.

Eu acompanho alguns desses perfis e apesar de estar em uma fase bem sedentária, acredito que alguns deles são extremamente relevantes, com dicas legais, além de fotos incríveis.

Dentro disso, separei 3 perfis MUITO legais. São as amigas Nara Marques, Rayana Lucena e Nina Monteiro. Olha só como o perfil delas possui bastante audiência, aproveitei para trazer o link de cada uma caso você queira olhar os perfis com mais calma. Vale a pena, eu gosto bastante.

  • 1) Nara Marques (@marquesnara – 337 mil seguidores)

  • 2) Rayana Lucena (@rayluc – 97 mil seguidores)

  • 3) Nina Monteiro (@ninagm – 85,4 mil seguidores)

Lembrando que esses números podem estar alterados dependendo de quando você está lendo este artigo.
  1. influenciadores digitais - marquesnara  2. influenciadores digitais - rayluc  3. influenciadores digitais - ninagm

 E aí, o que achou?

Espero que tenha gostado, mas ó esse foi só o primeiro nicho de mercado, ainda tem muito mais, vamos para o segundo, que para mim é muito especial, pois eu também participo dele, afinal de contas o Não é só foto é uma página que produz conteúdos de marketing. 

Não me usei como exemplo, pois separei 3 perfis de pessoas que acompanho, gosto bastante e que de maneira direta ou indireta me ajudaram a caminhar com este projeto, são perfis incríveis, você vai gostar muito.

 

Marketing

Neste nicho de mercado as coisas funcionam de uma maneira um pouco diferente. É mais difícil você ver uma marca patrocinando um consultor de marketing, por exemplo, para que ele faça divulgação de determinado produto para sua audiência.

O que acontece geralmente é uma estratégia conhecida como Marketing de afiliados, que funciona basicamente da seguinte maneira. Eu tenho uma audiência parecida com a sua e você está lançando um infoproduto (ebooks, treinamentos, etc.), a gente fecha uma parceria e eu divulgo o que você está lançando para a minha audiência.

Eu mesmo estou participando de um campanha nesse sentido, com a Ana Tex, que inclusive é um dos exemplos aqui embaixo.

Ela fará uma workshop em breve, com vários conteúdos incríveis sobre novas mídias, algo que pode alavancar muito o seu negócio, eu não deixaria para depois.

O link é esse aqui ó -> 2º Workshop de Novas mídias

Voltando ao assunto de hoje, esses perfis são muito especiais para mim, pois a Jéssica Coelho é uma grande amiga minha, com quem tenho alguns projetos em andamento, a Ana Tex foi quem me ensinou a olhar para as novas mídias com outros olhos, uma visão estratégica de verdade e o Henrique Carvalho foi quem praticamente me ensinou a escrever de novo. Eu não sabia nada de blog antes de ler as postagens do Viver de blog.

Por todos esses motivos resolvi trazê-los para te mostrar. Assim como no outro nicho, todos tem links caso você queira olhar com mais calma, tenho certeza de que irá gostar. Olha ai.

Lembrando que esses números podem estar alterados dependendo de quando você está lendo este artigo.
  1.  2.   3. 

Incrível, certo?

Vamos então para o último nicho, mas não menos importante, aquele que está transformando muitas meninas em celebridades, o nicho de moda. Vamos lá!!

 

Moda

Esse é um dos nichos de mercado mais concorridos, afinal de contas, existem muitas meninas aprimorando seus perfis, foto após foto para se tornar atraente, tanto para os seus seguidores quanto para possíveis parceiros, marcas que estão em busca de influenciadores.

Resolvi trazer 3 dos perfis de mulheres influenciadoras que eu acho bem interessantes para você dar uma olhada. Provavelmente muitas meninas que seguem o Não é só foto já viram esses perfis e se não viram, está ai uma oportunidade legal de conhecer as tendências de mercado. Olha ai:

 

Lembrando que esses números podem estar alterados dependendo de quando você está lendo este artigo.
  1.  2.  3. 

E ai, curtiu?

Agora que eu já te disse um pouco sobre os nichos de mercado resolvi separar 2 empresas que tem utilizado muito essa estratégia, são suas gigantes, algo me diz que tem dado certo rs.  Dá só uma olhada:

Grande empresas que utilizaram influenciadores

  • Coca – Cola

A Coca – Cola possui um posicionamento extremamente jovem e utilizou uma campanha que movimentou muito a web durante o período olímpico, principalmente pela participação de dois dos maiores influenciadores digitais da atualidade, Lucas Rangel o “rei” dos vídeos de 6 segundos do aplicativo “Vine” e o Christian Figueiredo, o youtuber que migrou para a TV e fez participações em diversos canais, tanto da TV aberta quanto da TV por assinatura.

A estratégia deu super certo e o tour da tocha, foi um sucesso para a marca.

 

  • Adidas

A Adidas, com certeza está entre as que mais investem nesse tipo de abordagem. É comum vermos influenciadores recebendo “presentes”da marca.

Separei a Anitta, que além de cantora, utiliza diariamente suas mídias sociais digitais para dividir sua rotina com os fãs, pois há alguns dias eu estava no Instagram e abri o “Instagram Stories” dela e ela estava justamente agradecendo os presentes que recebeu da Adidas Brasil.

Você provavelmente já deve ter visto outros famosos fazendo a mesma coisa, afinal de contas, é uma estratégia que funciona bastante e insere a marca na vida dos clientes de uma maneira muito mais atraente.  

 

Bom, agora que você já conhece um pouco mais sobre como funciona essa estratégia, resolvi separar as mídias sociais onde utilizar influenciadores tem se tornado cada vez mais importante. São as minhas mídias preferidas. Vamos lá!

Principais Mídias utilizar essa estratégia.

 

– > Instagram

Essa, para mim, é a melhor mídia de todas, o engajamento é realmente sensacional, basta ver maneira como eles “engoliram” o Snapchat após o lançamento do “Instagram Stories”.

Como disse em outro artigo aqui do blog, o Instagram é uma das mídias que mais dão resultado, principalmente pelo fato de ser um espaço para as pessoas contarem suas histórias através das fotografias e dos vídeos.

Dessa maneira ela se torna muito importante para quem deseja utilizar influenciadores, afinal de contas, se estas pessoas já contam suas histórias ali e se conectam muito bem com a audiência, por que não inserir uma marca dentro destas histórias? O resultado é incrível e grandes marcas tem investido nisso.

Se você acredita que inserir sua marca nas histórias destes influenciadores pode trazer bons resultados e além disso, se você deseja contar as suas próprias histórias, não deixe de ver minha última postagem, pois eu trouxe dicas bem legais para quem quer começar a contar boas histórias.

O link é esse aqui ó -> STORYTELLING – Como contar histórias que conectam com seu público

 

Você vai curtir muito.

Agora vamos para a próxima mídia, a grande febre dos adolescentes.

 

-> Youtube

Tenho quase certeza que você já ouviu algum adolescente dizendo que quer, já quis, tentou ou está tentando virar um Youtuber, certo? Se não faz ideia do que eu estou falando, saiba que essa é uma verdade e acontece MUUUUITO.

Depois de fenômenos como o Whinderson Nunes que é hoje o maior youtuber brasileiro, vários adolescentes se viram capazes de ganhar a vida através dessa ferramenta, seja pela “facilidade”, afinal de contas, para muitos é só gravar, postar e pronto, você está famoso. Na realidade não é bem assim, mas o fato é que possível que aconteça, como aconteceu para muitos influenciadores digitais.

“‘Tá’ Raphael, por que o Youtube é uma boa mídia para minha marca?

Eu poderia te dizer que é pelo fato de ser um local excelente para contar histórias ou por causa dos dados de audiência, mas existe uma outra maneira de olhar para esta mídia que eu não havia pensado e na faculdade me alertaram sobre isso.

Se a pessoa abre um vídeo no Youtube e para pra assistir, na maioria das vezes ela fica concentrada no conteúdo do vídeo diferente, por exemplo, da televisão que em vários momentos as pessoas ligam apenas para ouvir enquanto fazem suas coisas, no Youtube isso acontece se você for abrir uma música, ai boa partes das pessoas só escuta enquanto fazem outras coisas, mas na grande maioria das vezes, o público que assiste vídeos no Youtube está extremamente focado no conteúdo, o que pode trazer excelentes resultados para qualquer marca.

Vamos então para a melhor parte do artigo de hoje, as dicas para que você encontre o influenciador certo para sua marca, aquele que poderá ampliar muito sua capacidade de conexão com o público e gerando melhores resultados. Já pega papel e caneta, para não perder nenhuma ideia que surgir na sua cabeça.

Vamos lá!

 

3 dicas para encontrar o influenciador certo para sua marca.

Dica 1: Entenda o seu público e estabeleça um foco para os seus conteúdos.

 

Eu não sei você, mas eu conheço várias empresas que estão começando e publicam qualquer tipo de conteúdo com a desculpa de que “o importante é as pessoas estarem me vendo”. Será?

Eu acredito que o ideal é que sempre que a sua marca estiver aparecendo, seja através de um conteúdo que agregue valor a ela, por isso o que sempre indico para os meus clientes, seja na consultoria ou na assessoria, é que eles sempre tenham foco no conteúdo produzido.

Exemplo: Você tem um blog que fala sobre bananas. O ideal que você não saia do assunto e fale sobre outra fruta, mas sim que você diversifique o seu conteúdo falando sobre a importância da banana na vida da pessoa, sugira algumas receitas de banana, enfim diversas outras coisas dentro do mesmo assunto.

 

Dica 2: Utilize as mídias sociais ao seu favor.

Muitas pessoas acreditam que atuar nas mídias sociais digitais é só postar e pronto. Saiba que existem diversas maneiras de tirar bom proveito deste tipo de mídia. Uma delas é a pesquisa.

Você já parou no Instagram, por exemplo, e jogo a palavra-chave mais importante do seu negócio para ver o que aparece?

Se ainda não fez, você pode estar perdendo uma ótima oportunidade de encontrar influenciadores digitais relevantes para o seu negócio.

Por isso, pare alguns minutos hoje mesmo e digite a palavra-chave principal do seu negócio em uma dessas mídias e veja o resultado, garanto que você irá expandir os seus horizontes.

 

Dica 3: Converse com seu público do jeito certo.

Vamos supor que você já tenha encontrado um influenciador digital para o seu negócio, beleza? Legal! A dúvida agora é: “Será que essa pessoa irá me ajudar realmente a ter resultados com meu público?”

Nesse caso tenho uma dica ótima para facilitar o processo. Entenda a maneira como seu público fala. Qual a linguagem da sua audiência?

Todo influenciador tem sua maneira de falar, alguns gírias, outros com linguagem mais técnica, o fato é para que eles tragam bons resultados, o ideal é saber como o seu público fala, qual o tipo de linguagem que eles utilizam para ai sim ir em busca de influenciadores realmente qualificados para o seu negócio.

 

E ai, curtiu essas dicas?

Saiba que agora você pode ter dicas específicas para o seu negócio, através do projeto “Deixe Sua Marca“, a consultoria do Não é só foto, para te ajudar a realmente causar impacto no mercado. Se quiser saber mais sobre o como funciona essa novidade, clique nesse link aqui ó:

Deixe Sua Marca – Cause impacto e seja lembrado.

Antes de sair, não esqueça de deixar seu comentário. Ah!! Muito importante! Se você conhece mais alguma dica legal, compartilha ai no comentários para que mais gente saiba das várias possibilidades que existem em contar uma boa história, certo?

Além disso mostre o texto para quem você acha que gostaria de ler sobre o assunto, você estará me ajudando e ajudando mais pessoas a terem acesso a todas essa dicas sobre como contar uma boa história, beleza?

Um grande abraço e até mais.

Aqui Não é só foto!

 

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O que você precisa saber sobre Marketing de Relacionamento para sua marca pessoal