8 dicas para mostrar suas qualidades profissionais nas mídias sociais digitais.

Qualidades Profissionais

Você sabe o potencial que existe em mostrar suas qualidades profissionais no ambiente digital?

Se não sabe, fica bem tranquilo(a) ai! Hoje você vai saber! E se no final do artigo, esse assunto não estiver claro na sua mente, me comprometo a explicar de forma personalizada, pode me cobrar nos comentários. Vamos lá.

Eu poderia começar essa postagem com o mesmo discurso de todo mundo, “A crise que atinge o país…”, “Porque a crise…”, “Mas a crise…”. NÃO! Hoje não iremos falar de crise.

Existe uma música do Emicida (rapper paulista), que gosto muito. Ela diz o seguinte:

“Ruas precisam de sonhos e o combustível não será gente dizendo que está difícil” Emicida

Por acreditar muito nessa ideia, estou aqui para compartilhar possibilidades.

Na minha opinião não existe crise para quem tem as “armas” certas e, de fato sabe usá-las.

É óbvio que o ambiente não é o mais favorável, mas o que podemos dizer de você? Tem certeza de que sabe mostrar suas qualidades profissionais? Da maneira certa?

Se acredita que sim e que não tem nada para aprimorar, tudo bem! Esse post não é para você, pois acredito que você já esteja preparado.

Porém se deseja aprimorar a maneira como é percebido pelo público, principalmente nas mídias sociais digitais, você está no lugar certo.

Já pensou se existissem dicas fáceis e rápidas para dar um UP na sua imagem profissional através do enorme potencial dessas mídias?

Seria incrível, certo?

Portanto, continue lendo para saber:

  • Chega de MIMIMI – Breve análise sobre o mercado atual
  • Qual a importância de saber mostrar suas qualidades profissionais?
  • Como utilizar as midias sociais digitais ao seu favor? 
  • 2 exemplos de perfis que sabem mostrar suas qualidades profissionais
  • 8 Dicas rápidas para mostrar suas qualidades profissionais nas mídias sociais.

Gostou do que vem por aí? Então compartilhe esse post com seus amigos para que mais e mais pessoas saibam mostras suas qualidades profissionais no ambiente digital.

Agora que você já compartilhou e mais pessoas vão ter acesso a todo esse conteúdo, saiba de uma coisa.

Se apresentar bem profissionalmente nesse imenso ambiente digital, pode ser fundamental para sua carreira e é para isso que você está aqui no dia de hoje.

Separei dicas fáceis e rápidas para te mostrar. Acho que você vai curtir MUITO.

Sem mais enrolações. Está preparado(a)?? Papel e caneta na mão. Let’s GO!!

Chega de MIMIMI!

mimimi

 

Como você deve saber, o mercado de trabalho está extremamente competitivo e com pouquíssimas vagas, certo? Com isso, muitas pessoas tem reclamado da situação do país e de como está difícil se manter em seus cargos, inclusive concordo com alguns argumentos, está realmente complicado para aqueles que ainda não acordaram para a oportunidade que este tipo de cenário apresenta.

Existe uma frase que já ouvi algumas vezes e para mim  faz todo o sentido.

“Toda crise é uma oportunidade”

Acredito plenamente nesse pensamento e vou te dizer porque. Muitas pessoas poderão se abater pela situação do mercado, irão de fato acusar o golpe de uma entrevista mal sucedida e toda essa atmosfera pode acabar se tornando uma bola de neve, que irá afundar completamente o profissional. FUJA dessa situação.

Inclusive em uma das das postagens aqui do Não é só foto, trouxe um video bem bacana do Pedro Superti em que ele dá várias dicas para acabar com o mimimi. Se você quiser ver essa postagem, aqui está o link:

 

O conselho que vou te dar pode parecer utópico, mas para mim é uma grande verdade. Ignore a crise e continue extremamente focado no seu resultado final. Invista em você. E quando digo para investir, não estou falando apenas de dinheiro, afinal de contas, isso é algo que está realmente complicado, os cursos estão caros e tudo mais, porém recomendo que invista tempo em você.

A internet está repleta de conteúdos muito bacanas para quem deseja realmente evoluir profissionalmente, aprender idiomas, entre outras coisas. No século 21 só não aprende quem não quer. Como você não é uma dessas pessoas, siga o meu conselho. Foque-se no seu resultado final, na carreira de sucesso que deseja alcançar e valerá a pena todo o seu esforço.

“Tá, mas como faço para me destacar?”

Uma maneira que acredito ser extremamente importante para você  ganhar destaque no mercado, é mostrar ao mundo sua capacidade intelectual, através das suas qualidades profissionais e vou te dizer porque. 

Qual a importância de mostrar suas qualidades profissionais?

qualidade profissionais; perguntas

Você, com certeza, possui alguma característica que te diferencia dos demais. Se acredita que não, pare alguns minutos para se analisar antes de continuar a leitura. Inclusive este é um bom exercício para você.
 
Pare de ler essa postagem por alguns minutos, pegue uma folha de papel em branco, uma caneta e enumere algumas das suas qualidades profissionais, aquelas que poderiam fazer você se destacar dos demais, algo que te torne único, seja a facilidade para determinado assunto, ou capacidade lógica talvez, não sei.
O que te garanto é que profissionalmente você não é igual a ninguém, e pode tirar proveito isso. Por isso faça esse exercício antes de continuar, beleza? Ok! Estou aqui aguardando!

Terminou?
Acredito que sim! Então vamos continuar.
Agora que você já sabe quais são as qualidades que podem te destacar da multidão, quero te apresentar uma possibilidade realmente incrível que pode dar um grande “boom” na sua carreira profissional, as mídias sociais digitais.
Ai você deve estar pensando: “Pô Raphael, ‘tá’vindo com notícia velha? Já uso mídias sociais há anos, você agora vem dizer que posso mostrar minhas qualidades profissionais nesse ambiente, ‘tô’ cansado(a) de saber disso”. Certo! Mas será que você se apresenta do jeito certo? É isso que iremos descobrir no dia de hoje! Já já eu te mostro como. Vamos continuar!

 Como utilizar as mídias sociais digitais a seu favor? 

Já disse isso outras vezes e volto a dizer:

“A mídias sociais são uma realidade que, querendo ou não, quem deseja ter sucesso nos dias de hoje, deve dominar.” Raphael Moraes (Também conhecido como, Eu mesmo rs)

Elas fazem parte do dia-a-dia de boa parte da população mundial, por isso é muito importante que você pense muito bem na sua presença online e principalmente na sua postura profissional dentro desse ambiente.
Não sei você viu, mas esse é um assunto que já falei outras vezes aqui no blog. Se não viu, aqui embaixo estão 3 links que você não pode deixar para depois, afinal de contas, eles complementam e muito o conteúdo de hoje. São eles:
Além desses links trouxe um vídeo muito legal sobre como a maneira que você se apresenta interfere no seu resultado final.
 
Eu já tinha visto um video parecido só que em inglês, então procurei um pouco mais e achei este em português para facilitar entendimento, beleza? Então vamos lá!

Viu a diferença? É incrível como a resposta é diferente quando a abordagem é diferente e isso pode ser aplicado em diversos campos da sua vida. Por isso separei uma análise rápida de 2 perfis aleatórios da Internet, que talvez você até conheça e quero te mostrar como esses perfis possuem abordagens certas para o público deles.
Vamos lá!

Gabriela Pugliesi

Gabriela Pugliesi     IMG_0707

Você provavelmente já deve ter visto o rosto dessa menina da foto, certo? Se não viu, com certeza já teve acesso a algum tipo de conteúdo fitness pensado e produzido a partir da influência dela. É o chamado “Efeito Pugliesi”.

A Gabriela Pugliesi é uma blogueira fitness que ganhou destaque ao compartilhar dicas saudáveis de alimentação, atividades físicas e estilo de vida. Ela é um fenômeno de seguidores no Instagram e abriu mão da carreira para investir na internet, será que deu certo? rs.

É até engraçado eu estar comentando sobre ela, porque há pouco tempo atrás, eu mesmo não sabia de quem se tratava. Ela cresceu e está crescendo cada dia mais, bastar olhar o número imenso de seguidores que ela tem, só no Instagram, 2,7 Milhões de pessoas.

 

Mas por que a Gabriela tem tanto sucesso? O que ela faz que a diferencia das demais? Óbvio que ela faz várias coisas certas, mas separei as 3 coisas mais importantes.

 

  • Qualidade fotográfica – Se você parar alguns minutos e passear pelo perfil de Instagram ou Facebook da Gabriela Pugliesi, vai perceber que a qualidade fotográfica do conteúdo é realmente muito alta. Dificilmente ela posta uma foto mais ou menos, geralmente são fotos muito boas. “Ah! Eu não tenho câmera boa”. Nos dias de hoje essa é uma desculpa que não cola! Possuem vários conteúdos muito bons na web ensinando a fazer boas com seu próprio celular. Inclusive deixo aqui um spoiler rs, estou preparando um conteúdo sobre isso e deve sair nas próximas semanas.

 

  • Originalidade –  Hoje você consegue achar vários conteúdos parecidos com o da Gabriela aqui no Brasil, mas aqui ela foi uma das pioneiras nesse sentido e por isso é reconhecida e adorada pelos fans. Seu conteúdo é inspirador e motivador. Eu tenho várias amigas que olham para ela e vêem alguém que elas gostariam de ser e através das dicas que ela dá, principalmente meninas, sentem que é possível alcançar o objetivo de um corpo “perfeito” e saudável.

 

  • Conteúdo segmentado – Complementando o ponto de cima, uma coisa é clara no conteúdo da Pugliesi. Ela sabe para quem está falando, conhece exatamente quem é o seu público e isso faz toda a diferença na hora de produzir conteúdo. Por isso é muito importante saber quem é o seu público-alvo, para que você consiga criar um conteúdo que encaixe perfeitamente com o que ele está procurando.

 

Como eu te disse, ela faz várias coisas certas, mas isso é papo para outro dia. Vamos para o segundo perfil.

 

Lucas Milk

qualidades profissionais; lucas milk

Esse rapaz da foto é o Lucas, conhecido na Internet como Lucas Milk, ele é um tatuador brasileiro que tem crescido bastante no ambiente digital. Seu Instagram até pouco tempo atrás não tinha nem 8 mil seguidores, hoje ele já está com mais de 27 mil em pouco tempo, uns 8 meses mais ou menos. Ele tem um perfil que, assim como o da Gabriela Pugliesi, faz várias cosias certas. Separei 3 para te mostrar, vamos lá! 

  • Conteúdo inspirador – Uma das coisas mais legais desse perfil são as frases que ele posta. São geralmente frases que fazem a pessoa refletir sobre o cotidiano e até sobre si mesmo em relação ao mundo, com toda a característica do artista, com traços marcantes do estilo “tatoo”. Esse tipo de conteúdo é realmente muito bom e torna seu perfil compartilhável, pois as pessoas adoram dar “bom dia”, “boa tarde” e “boa noite” com frases inspiradoras.

 

  • Contato com o público – Você já deve ter visto em outros posts aqui do Não é só foto, um infográfico do Viver de Blog,  que aborda principalmente o que eles chamam de “A frequência perfeita de postagem”, é muito legal. O infográfico traz a quantidade “certa” de postagens que você deve fazer em cada rede social para ter uma boa presença digital. Vou procurar o post que eu fiz aqui no blog para te mostrar, só um minuto…

         …

Achei!! é esse aqui ó:

Nessa postagem você vai encontrar este infográfico que eu disse e muitas outras dicas. Tenho certeza de que você vai gostar.

Vamos continuar.

Eu disse tudo isso, porque o Lucas Milk faz isso com excelência. Ele faz várias postagens durante a semana e se mantém sempre vivo na mente do seu público, o que é excelente para sua marca pessoal no ambiente digital.

 

  • Lado pessoal –  Mostrar seu lado pessoal é uma “arma” muito boa se for usada do jeito certo. Não estou dizendo que você deve expor coisas muito intimas da sua vida em um perfil profissional, na verdade não é bom fazer isso nunca, nem em um perfil totalmente pessoal. As mídias sociais digitais não devem servir como o seu diário. Isso é péssimo para uma marca pessoal de alto impacto. O ideal é mostrar seu lado pessoal quando você sai para jantar em algum lugar, quando revê amigos que não tinha contato há muito tempo, coisas desse tipo. Desse jeito, você irá se posicionar como um profissional que tem um lado humano, não como alguém que está ali só para vender um produto ou serviço. E por isso estou usando o exemplo do Lucas. Ele posta seus trabalhos, mas sempre que pode, compartilha eventos e coisas pessoais da maneira certa.

Atitudes necessárias para mostrar suas qualidades profissionais no ambiente digital:

  • Defina o seu público-alvo -> Você deve saber com quem está falando, quem você deseja atingir com a sua mensagem. Se você não tiver isso bem definido, toda sua comunicação pessoal e/ ou profissional pode dar errado e não trazer os resultados que você espera.  

 

  • Trabalhe a sua imagem -> Depois de ter um público bem definido é ideal que você busque maneiras de ser percebido da maneira certa. Pense muito na sua imagem. Olhe com carinho para cada detalhe. Aqui no Não é só foto você já deve ter visto várias dicas para montar um marca pessoal de alto impacto, se não viu, procure nossas postagens anteriores aqui no blog, você vai curtir muito!

 

  • Seja lembrado -> Quando você pensa em beber um refrigerante, qual marca vem a sua mente? Provavelmente a Coca-Cola, talvez a Pepsi, isso não é por acaso, afinal de contas essa empresas investem muito dinheiro em marketing para serem o primeiro nome na cabeça do seu público-alvo. Foque-se em ser uma referência, afinal de contas, de profissionais medianos o mercado está cheio, troque essa chave na sua cabeça e será percebido de uma maneira diferente, agregando muito valor para a sua marca.

Esses são apenas alguns pontos em que você deve se focar, mas tenho algumas outras coisas para te dizer, prepara papel e caneta porque chegamos na parte que eu estava esperando!! Separei 10 dicas para mostrar qualidades profissionais nas mídias sociais digitais.

Para te ajudar a entender, eu escolhi 4 grandes mídias sociais e para cada uma delas eu vou dar 2 dicas, formando assim as 10 dicas, beleza? Então vamos lá!

8 Dicas rápidas para mostrar suas qualidades profissionais nas mídias sociais.

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Facebook – A rede social de maior alcance.

  • Faça postagens em vídeos -> O video é um tendência que ganha cada vez mais espaço, não é a toa que de alguns meses para cá você tem visto mais e mais videos em sua timeline. O Facebook tem dado mais importância para publicações em video, por isso abuse dessa oportunidade. Quanto mais vídeos com conteúdo de qualidade você fizer, mais a sua imagem de marca pessoal será lembrada a partir das suas qualidades profissionais o que, sem dúvida, será uma ótima vantagem competitiva no mercado de trabalho.

 

  • Escreva seus próprios conteúdos em texto -> Assim como no Google, o algoritmo do Facebook dá muita importância para textos grandes e mostra para mais pessoas, além disso as próprias pessoas se engajam mais com textos maiores. A dica não é para você escrever um livro em suas postagens, mas evite publicar coisas como: “bom dia”, “boa tarde”, é ideal equilibrar no tamanho da postagem. O fato é que investir em bons textos servirá como uma tática excelente para quem deseja apresentar suas qualidades profissionais nessa mídia social.

Instagram – Um bom lugar para contar histórias.

  • Poste fotos de alta qualidade -> Muitas pessoas acreditam que o importante é postar. Posso te garantir uma coisa, é melhor não postar nada do que postar qualquer coisa. No caso do Instagram isso se aplica perfeitamente. É incrível como as pessoas ainda não acordaram para as possibilidades dessa mídia social, alguns dizem que não gostam, outros dizem que é besteira investir nela. Eu digo por mim. Depois que reavaliei meus conteúdos e mudei minha forma de abordagem, recebi uma série de contatos via direct, alguns comentários e muitos curtidas. No perfil do Não é só foto, você pode ver o que estou dizendo. Dificilmente você verá uma foto de baixa qualidade, pois o perfil tem um público-alvo bem definido e o objetivo é criar sempre o melhor conteúdo. Acredite, a partir do momento que você postar fotos mais trabalhadas, automaticamente o seu perfil irá ganhar mais relevância dentro do Instagram e você receberá muito mais interação.

 

  •  Conte histórias da seu dia a dia -> Outra técnica muito boa é a de contar histórias. Essa é uma técnica muito antiga, conhecida como storytelling. Utilizar storytelling em seu perfil, irá aproximar bastante o seu público, pois você estará dividindo histórias da sua vida com o seu interlocutor e automaticamente ele sentirá que faz parte da sua história. “Tá Raphael, mas é só chegar e falar da minha vida?”. Claro que não! Você deve pensar muito bem em que histórias devem ser compartilhadas. Uma dica boa é dividir com o seu público, histórias inspiradoras que você tenha vivenciado na sua trajetória, coisas que aconteceram, coisas que ainda irão acontecer. Essa é uma técnica realmente boa. Se ainda tiver dúvida, faça e depois me conte ai no comentários.

Snapchat – Onde você e seu público se tornam amigos mais próximos.

  • Mostre sua rotina de trabalho -> O Snapchat é muito simples, mas tem uma capacidade única de aproximação. A dica que tenho para te dar é a seguinte: Traga as pessoas para o seu dia a dia, compartilhe momentos chave do sua jornada, a preparação para uma reunião importante, algum trabalho importante que você esteja fazendo, coisas desse tipo. Mostre para as pessoas que por trás do profissional existe uma pessoa, por isso sua comunicação deve ser como em um bate papo de amigo, nada muuuuuuuuuuuito pessoal, mas também nada muuuuuuuuuito profissional, um meio termo. O Snap tem um potencial incrível para quem sabe usar, por isso pense bem na sua estratégia e não perca tempo.

 

  • Sacadas e dicas rápidas -> Além de dividir o seu dia a dia, uma outra dica boa é apresentar algumas sacadas. Durante um dia de trabalho, com certeza, você tem algumas ideias ou passa por algumas situações em que você tem insights. Pode parecer besteira para você, mas já pensou se sua ideia ajudasse alguém? Pois é poucas pessoas pensam nisso, mas o snap te dá uma excelente maneira de para dividir essas dicas e sacadas. Você aperta para gravar, fala alguns segundos e pode agregar na vida de muitas pessoas. Faça esse teste e vai ver que não estou errado.

 

Linked In – O lugar de todos os profissionais. 

  • Preencha todo o seu perfil -> Essa dica serviria até para mim há alguns meses atrás. O Linked In é uma mídia social digital voltada para o mercado de trabalho. Muita gente acredita que ela é irrelevante e que ninguém é contratado por essa mídia. Não perca tempo com esse pensamento, pois ele pode te atrapalhar e muito. O seu perfil no Linked In deve conter todas as informações sobre você, o que já estudou, em que projetos já se envolveu, entre outras coisas. Por isso minha primeira dica é essa. Preencha cuidadosamente todos os dados do seu perfil e você será percebido de outra maneira. Além disso avalie as capacidades dos seus amigos e você receberá avaliações de volta, o que irá agregar muito valor ao seu perfil.

 

  • Publique artigos -> O mercado de trabalho está muito competitivo e ter apenas um bom currículo talvez não seja mais um diferencial competitivo tão relevante, por isso é ideal que você produza conteúdo técnico na sua área de atuação. Dessa maneira você será percebido de um jeito diferente, como alguém que, além das competências técnicas, agrega conteúdo a qualquer projeto.

 

Agora que você já está cheio(a) de ideias para se apresentar de um jeito diferente nas mídias sociais digitais, resolvi trazer uma frase bem legal, que tem muito ou tudo a ver com o conteúdo de hoje!

“Seja um padrão de qualidade. As pessoas não estão acostumadas a um ambiente onde o melhor é o esperado.” –  Steve Jobs

Antes de me despedir, quero te mostrar uma última coisa. 

Se você acompanha as redes sociais do Não é só foto, viu que eu lancei um guia completo para quem deseja criar uma marca pessoal de alto impacto, certo? Se ainda não viu, separei nessa postagem o link para completar o conteúdo de hoje.

Você vai curtir muito! O link é esse aqui ó:

[INFOGRÁFICO] O guia definitivo para sua marca pessoal.

E ai, curtiu essas dicas?

Saiba que agora você pode ter dicas específicas para o seu negócio, através do projeto “Deixe Sua Marca“, a consultoria do Não é só foto, para te ajudar a realmente causar impacto no mercado. Se quiser saber mais sobre o como funciona essa novidade, clique nesse link aqui ó: 

Deixe Sua Marca – Cause impacto e seja lembrado.

Antes de sair, não esqueça de deixar seu comentário, diga o que achou das dicas de hoje, se já conhecia alguma delas, se você já pôs em prática e caso tenha alguma outra dica que você acha que ficou faltando, vou curtir muito saber. Me diz ai nos comentários.

Além disso mostre o texto para quem você acha que gostaria de ler sobre o assunto, você estará me ajudando e ajudando mais pessoas a terem acesso a todas essas dicas. Acredito que dicas para mostrar qualidades profissionais é um assunto que deve ser dividido com o máximo de pessoas possível, não acha? 

Bom, era isso que eu tinha para compartilhar. 

Um grande abraço e até mais.

Aqui Não é só foto!

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As 16 melhores dicas de livros, artigos e videos para sua marca pessoal

  • Excelente artigo Raphael. Tocou em pontos bastante importantes de forma clara. Muito bem explicado, parabéns!