6 dicas testadas para aumentar sua visibilidade nas mídias sociais.

Então você quer saber como aumentar sua visibilidade nas mídias sociais, certo?

Legal! Esse é o desejo de muita gente nos dias de hoje. O fato é que nem todo mundo possui boas estratégias para se divulgar e alcançar mais e mais pessoas dentro do ambiente digital. É sobre isso que vou falar hoje.

De uns 5 anos para cá a sociedade se acostumou a conviver com diversas celebridades vindas do mundo digital, principalmente em função das mídias sociais.

São os Youtubers, Viners, Instagramers, Facebookers, entre outros que utilizaram essas mídias para se divulgar e acabaram alcançando um grande público, fiel e que os seguem para onde eles forem.

Só para você ter noção de como existem pessoas que realmente arrastam multidões, separei uma foto do Lucas Rangel, considerado o maior Viner do Brasil, em um desses encontros de Viners.

Olha isso:

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Gente demais, né? rs

Eu levei meus irmãos no encontro que teve aqui no Rio de Janeiro e fiquei até assustado na hora, pois eu não tinha a noção de que era possível ganhar tanta visibilidade através da Internet. Fui realmente surpreendido.

O fato é que o ambiente digital é uma realidade cada vez maior e para ganhar visibilidade é necessário ter uma boa estratégia, principalmente de marketing pessoal.

O que você acha de ler algumas dicas rápidas para realmente aumentar o seu alcance, se posicionar da maneira correta e ganhar mais visibilidade nesse ambiente?

Seria incrível, certo?

Portanto, continue lendo para saber:

  • A importância de ter visibilidade nas mídias sociais;
  • Perfis que alcançaram visibilidade e tornaram autoridades;
  • 2 mídias para ganhar visibilidade mais rapido;
  • 6 Dicas rápidas para ganhar visibilidade nas mídias sociais;
  • Surpresa! <- LEIA APENAS DEPOIS DE TERMINAR O ARTIGO!

Gostou do que vem por aí?

Então, compartilhe esse post com seus amigos para que mais e mais pessoas saibam causar impacto no ambiente digital.

Agora que você já compartilhou e mais pessoas vão ter acesso à todo esse conteúdo, saiba de uma coisa.

Ganhar visibilidade no ambiente digital não é algo fácil, que de um dia para o outro você faz e está famoso, esquece isso! Dá um pouco de trabalho, mas com uma boa estratégia, é bastante possível e pode trazer excelentes resultados.

Ao final do conteúdo de hoje você terá total noção do universo de possibilidades que existem nos ambiente digital. Além disso tem uma surpresa que você vai curtir.

Sem mais enrolações. Está preparado(a)?? Papel e caneta na mão.

Let’s GO!!

 

A importância de ter visibilidade nas Mídias Sociais.

 

digital composite of hand holding smartphone with vignettes

 

Não sei você, mas eu conheço muita gente que diz assim: “‘Tá’, mas eu vou querer visibilidade ‘pra’ que?” Se você é uma dessas pessoas fique bem atento ao conteúdo de hoje, ele vai ser esclarecedor.

Atualmente posso te garantir que ter uma boa audiência, resolve metade dos seus problemas profissionais.

O mundo vive a está cada vez mais digital, você pode ver filme na internet, você assiste vídeos, ouve músicas, posta suas fotos e dentro desse ambiente, existem diversas marcas querendo chamar a atenção.

Então pense comigo. Se essas mídias são para as pessoas esquecerem do mundo lá fora e relaxarem ao consumir todo o imenso conteúdo, como uma marca pode se inserir nesse ambiente e passar uma mensagem para seu público-alvo?

Influenciadores

São aquelas pessoas que alcançaram uma grande visibilidade no ambiente digital e a partir dai se tornaram uma ponte entre a mensagem da marca e o público-alvo, lucrando e muito para fazer essa ligação entre os dois lados.

Por isso, é tão importante ter uma boa visibilidade, caso queira viver da internet, seja por um blog, canal no youtube, perfil de Instagram ou qualquer outro projeto digital.

Só para você ter nocão…

Separei dois perfis que ganharam bastante repercussão e se tornaram autoridades dentro do ambiente digital, atraindo marcas e ganhando cada vez mais visibilidade nesse ambiente. Vamos lá!

 

Perfis que alcançaram visibilidade e se tornaram autoridades.

Lucas Rangel Visibilidade   Lucas Rangel

 

Você, provavelmente, já viu esse rosto pela internet e agora até na TV, certo? Se não viu, preste mais atenção nas propagandas da Coca – Cola, pois é o Lucas conseguiu o patrocínio da gigante dos refrigerantes.

Ele é o maior Viner do Brasil, como disse ai em cima. Se você não sabe o que significa isso, eu te explico.

O Vine é um aplicativo vinculado ao Twitter que permite a postagem de vídeos de até 6 segundos. Quando foi lançado, o sucesso foi enorme e logo produziu várias celebridades instantâneas. Um deles, e o que melhor soube usar sua visibilidade conquistada através de uma abordagem completamente nova, foi o Lucas Rangel.

Para você entender o que ele fazia no aplicativo, trouxe um vídeo com os melhores vines desse fenômeno da internet, olha isso:

 

 

Muito bom! Certo?

Pois é, ele alcançou um sucesso e meteórico e irá se beneficiar por muitos e muitos anos!

 

Agora vamos para mais um fenômeno, só que em outra ferramenta, o Snapchat.

 

entretenimento-thaynara-og-snapchat-20160630-021-original  Thaynara OG

 

E da ‘Thay’, você já ouviu falar? Provavelmente sim, certo? Se não faz a mínima ideia de quem seja, sem problemas eu te explico.

A Thay é uma Snapper, ou seja, assim como o Lucas Rangel, ela se destacou em um aplicativo digital, só que no caso dela, a ferramenta foi o SnapChat, já já falaremos mais sobre essa rede.

O fato é que ela se tornou um fenômeno do Snap, pelo seu jeito irreverente e por algumas gírias que acabaram se tornando bordões. O sucesso dela foi meteórico, empresas entrando em contato para fechar publicidade, entrevistas e muitas outras coisas que fazem parte da rotina de uma pessoas famosa.

Para você entender como ela realmente ‘se deu bem’ por saber utilizar do ambiente digital para aumentar sua visibilidade, separei uma entrevista que ela deu pra Globo.com, um dos maiores, se não o maior portal noticias, entretenimento, entre outros.

Olha o que ela diz sobre a fama:

“Sem querer criei vários bordões, mas a maioria eu realmente falo no meu dia a dia. Tem o famoso “kiu“, o “vencendo na vida”, ‘não te faz de doido’ e alguns outros.

Passei a me deparar com pessoas desconhecidas me abordando na rua, gritos de “kiu” na porta da minha casa, o número de seguidores crescendo rapidamente, além de pessoas famosas que começaram a sugerir meu perfil. Já está bem difícil sair de casa sem ser abordada, mas eu adoro!

Amo saber que estou divertindo pessoas, levando alegria para a rotina de tanta gente. Me sinto amada. É verdadeiramente vencer na vida. Ainda mais quando recebo depoimentos de pessoas que superaram dificuldades se divertindo com meus snaps, é emocionante”,

Há pouco tempo ela parou um shopping em Recife onde fez uma presença vip, viu seu rosto estampado no principal shopping de São Luís e foi uma das convidadas da Trident para o camarote da marca no Loollapalooza no último fim de semana. Será que aumentar a visibilidade foi bom para ela? Rs. Parece que sim, certo?

 

Depois desses exemplos,  dá para entender porque as empresas e algumas pessoas tem investido tanto no digital. É incrível como a estratégia certa, na hora certa, pode dar um resultado tão grande quanto esses dois que te mostrei.

O que você talvez não saiba é que uma estratégia certa deve se ter em seu plano as mídias certas.

“Ué, tem isso de mídia certa? Achei que qualquer mídia estava bom!”

Tem! Tem sim! Quando eu digo mídia certa, estou me referindo as mídias onde temos mais pessoas e onde elas realmente interagem.

Por isso separei 2 mídias bem legais e relativamente fáceis para aumentar sua visibilidade, através das estratégias certas. Vamos lá? Vamos! 

2 mídias sociais para ganhar visibilidade mais rápido.

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Instagram

O Instagram é uma das minhas redes preferidas, não só porque eu sou um apaixonado pela fotografia, mas também pela série de possibilidades que ela oferece.

Além do número elevado de usuários, o Instagram é uma rede com muitas possibilidades de divulgação. As principais são:

 

– Hashtags

Muitas pessoas se dizem contrárias a essa prática, com o argumento de que as hashtags poluem a postagem, que quem posta foto com hashtag está querendo aparecer.

Nesse caso uma coisa deve ser dita. Utilizar as hashtags certas é uma estratégia muito eficaz, pois ela agrupa suas postagens nos assuntos relacionados e muitas mais pessoas tem acesso aquela fotografia ou vídeo.

O Instagram dá a possibilidade dos usuários colocarem até 30 hashtags diferentes, ou seja, você pode agrupar sua fotografia em até 30 assuntos diferentes, aumentando consideravelmente a visibilidade da sua postagem.

 

– Geolocalização

Essa é uma estratégia que muitas vezes passa despercebida, mas que possui uma capacidade muito grande para aumentar sua visibilidade. Ao inserir, através do GPS do seu aparelho, a localização que você está naquela postagem, sua imagem será agrupada as imagens de outras pessoas, assim como na estratégia das , hashtags e muito mais pessoas terão acesso ao seu conteúdo.

Além disso,

se você uma busca através da geolocalização, encontrará diversas diversas pessoas da sua região, do seu bairro e poderá interagir, curtindo fotos ou até seguindo essas pessoas.

Isso aumentará e muito sua visibilidade, dentro e fora da mídia social. Se você é daqueles que dizem que não vão ficar curtindo fotos das pessoas ou seguindo qualquer um, saiba que você terá muito mais dificuldade para crescer o seu perfil seja qual for a plataforma, pois as mídias sociais tem em sua essência, a interação.

Interaja cada vez mais e verá como seu perfil irá crescer em visibilidade.

– Reposts

Os reposts servem como uma curadoria, que é o ato de indicar um conteúdo de outra pessoa, que você tenha se identificado. Repostar um conteúdo é uma estratégia excelente para quem deseja criar parcerias.

Se algum amigo ou conhecido que você segue, está lançando um tipo de conteúdo que esteja relacionado com o seu perfil, você reposta e isso será visto com bons olhos, tanto pela pessoa que produziu o conteúdo quanto pela sua audiência.

Por isso, a estratégia pode trazer bons resultados.

Para você saber um pouco mais sobre Instagram, trouxe um infográfico MUITO legal desenvolvido pela galera da Iska Digital

Olha ai:

infoinstagram

SnapChat

O Snap durante um bom tempo foi um incógnita na minha cabeça. Eu via muitos amigos meus falando sobre ele, mas não tinha muita paciência para entrar e olhar aquela quantidade de fotos e vídeos todos os dias.

O fato é que ele cresceu e muito nos últimos meses, é uma rede EXCELENTE para quem deseja se aproximar da sua audiência.

No inicio do Snap eu observava muitos amigos comentando sobre o funcionamento e um dos principais comentários era ele dava a possibilidade de ver as pessoas como elas realmente são, sem aqueles filtros do Instagram, por exemplo.

Ele possibilita uma conexão mais pessoal com a audiência, por isso se você deseja aumentar sua visibilidade e criar seguidores mais engajados, o Snap é uma excelente alternativa.

Para você entender melhor…

Trouxe um infográfico bem legal da galera do Comunicadores, dá só uma olhada. Olha ai.

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 Muito legal, certo?

Agora vamos que você já sabe um pouco sobre essas mídias e conheceu algumas pessoas que tiveram boas estratégias e se destacaram, separei algumas dicas bem legais para aumentar sua visibilidade e o melhor de tudo, elas podem ser aplicadas hoje mesmo!

Está preparado(a)? Espero que sim!

Vamos lá!

 

6 dicas para ganhar visibilidade nas mídias sociais digitais

digital composite of hands using notebook with graphics

 

 

– Tenha um bom fluxo de postagens – 

Existem algumas pessoas que acreditam que para ganhar destaque nas mídias sociais bastam uma ou duas postagem. Pensam assim: “Postei e pronto estou famoso(a)”, porém quem vive o dia a dia do ambiente digital sabe muito bem como funciona, certo? A realidade é completamente diferente.

Para aumentar sua visibilidade nesse ambiente, é fundamental que você tenha um fluxo constante de postagens, afinal de contas, “quem não é visto não é lembrado” já dizia o grupo Racionais Mc’s.

Por isso uma boa ideia seria ter uma planilha para organizar o seu perfil. Se você quiser, eu tenho uma planilha bem legal que costumo usar para planejar as postagens do Não é só foto no Instagram, se te interessar deixa um comentário com o seu melhor e-mail que eu te envio beleza?

Outra forma boa de se manter um bom fluxo postagens é utilizando ferramentas como o Buffer. Se você nunca ouviu falar sobre ele, calma que eu te explico, sem problemas. Vamos lá.

O Buffer, excelente, pois ela te dá a possibilidade de programar postagens para várias redes diferentes, Facebook, Instagram, Twitter, entre outras, sem que você precise necessariamente para o seu dia para postar. Você programa e no horário em que você programou ele simplesmente faz a sua postagem. Genial, certo?

– Esteja presente em mais de uma mídia

Como disse acima, o Buffer faz postagens programadas em várias mídias separadas, inclusive de forma simultânea se você escolher.

“‘Tá’, mas porque eu tenho que ter mais de uma mídia social? Uma só não basta?”

Você ter uma só, sem problema algum, inclusive existem casos como os que disse acima, em que as pessoas se tornaram famosas através de uma mídia e só depois de um bom tempo migraram para outra mídia, porém será mais difícil aumentar sua visibilidade agindo desse jeito.

Quanto mais mídias sociais você tiver, mais presente você vai estar e consequentemente suas possibilidades de falar para mais pessoas irá crescer de forma mais acelerada.

Óbvio que ter mais mídias não é garantia de se tornar famoso da noite para o dia, será necessário se comunicar do jeito certo, mas isso é papo para outro dia, beleza?

– Faça transmídia 

Essa é uma estratégia muito boa e fácil de pôr em prática. Funciona basicamente assim. Você posta um conteúdo no Instagram por exemplo, e em outras mídias como Facebook, Twitter, Periscope, você chama as pessoas através de uma prévia do conteúdo, para curtirem a postagem completa no seu perfil de Instagram, entendeu?

Não entendeu?

Beleza se você não entendeu, vou te mostrar um exemplo aqui do Não é só foto para deixar mais claro na sua mente.

Vamos lá!

Se você acompanha o perfil de Instagram aqui do Não é só foto, sabe bem que tivemos uma série com algumas personalidades, certo? Histórias inspiradoras de grandes empresários.

Essa série foi produzida apenas para o Instagram, como conteúdo exclusivo dessa mídia, o que é excelente estratégia e já já vou te contar porque, na próxima dica.

O fato é que por ser um conteúdo exclusivo do Instagram, eu usei as outras mídias apenas para dizer que tinha uma nova história no Instagram, dizia sobre quem se tratava as história da semana, colocava um link e fazia uma call to action (chamada para ação)  levando as pessoas do Facebook, para Instagram, do Twitter para Instagram e isso funcionou perfeitamente.

Faça o teste e depois me conte o resultado, você não vai se arrepender.

Tenha conteúdos exclusivos para cada mídia

Essa estratégia toma um pouco de tempo, principalmente para quem está começando a atuar nas mídias sociais, mas possui um resultado realmente bom.

Pense comigo…

Se você publica os mesmos conteúdos em todas as mídias sociais, por que eu deveria te seguir em todas elas ao invés de apenas uma?

Pois é, não tenho motivo algum. Para manter seu público-alvo interessado, realmente te seguindo e querendo fazer parte de tudo que você fizer, é ideal que você produza conteúdos exclusivos para cada mídia.

Óbvio que você pode ter conteúdos iguais, porém será fundamental que ao menos um conteúdo exclusivo para cada mídia. Um conteúdo Facebook, um para Instagram, um para Periscope e por ai vai.

Como disse ai em cima, é uma estratégia que demanda um pouco mais de tempo, proporciona excelentes resultados.

– Interaja com sua audiência 

As mídias sociais em sua essência prezam por uma coisa, interação. Não adianta produzir o melhor conteúdo, postar nos horários certos, entre outras estratégias, se você não interage com sua audiência.

É preciso investir alguns minutos para olhar quem curtir suas postagens, responder comentários e realmente conversar com as pessoas que te seguem.

Muitas pessoas crescem seus perfis e esquecem de dar valor para quem realmente os colocou onde estão, o seu público fiel, por isso, sempre que possível, interaja em suas mídias sociais, não só com quem te segue, curte ou comenta suas publicações, mas também com seus amigos e familiares.

Marque essas pessoas em algumas de suas postagens, pois dessa maneira sua foto será vista por mais pessoas dependendo da mídia em que você fizer essa estratégia, mas faça isso com certa moderação, pois não é todo mundo que gosta de ser marcado em conteúdos de outra pessoa.

 

– Publique formatos variados de conteúdo

Se existe um universo com mais de mil possibilidades, este é o ambiente digital. Você pode produzir artigos, ebook´s, fotografias, infográficos, vídeos com bons conteúdos, entre outros.

O ideal é mesclar os estilos de conteúdo. Não é legal produzir apenas em um formato. Se você deseja realmente aumentar sua visibilidade é fundamental que você crie um mesmo conteúdo ou até conteúdos diferentes, em formatos diferentes para todas as mídias em que você deseja criar uma presença.

Para clarear um pouco sua mente, separei 3 estilos que dão resultado em qualquer mídia.

Artigos

Os artigos são conteúdos que agregam muito valor para sua marca pessoal e te ajudam a construir autoridade. Eles podem ser postados em um site ou um blog e compartilhados em suas mídias, constroem uma relação muito boa com a sua audiência.

Fotografia

As fotografias é e sempre será uma excelente maneira de aumentar sua visibilidade por uma série de motivos, mas o principais são: A conexão interpessoal que o público tem com as imagens e o destaque que elas possuem no ambiente digital. Por isso, se você deseja criar o seu espaço e ser lembrado pela audiência, invista seu tempo em produzir bons conteúdos fotográficos.

Vídeos

Outro fator cada vez mais relevante para sua presença online é o vídeo. Você deve ter reparo que ao entrar no Facebook, por exemplo, aparecem muitos mais vídeos do que alguns anos atrás, principalmente depois da possibilidade de gravar ao vivo. Se não reparou, pare e olhe.

O vídeo tem uma grande importância em qualquer estratégia de mídia social e se você está em dúvida sobre o tipo de conteúdo que deve investir, eu te dou o conselho de investir cada vez mais em vídeos, eles mostrarão que o investimento vale a pena.

Curtiu? Legal!

Então olha essa última coisa que separei para te mostrar.

Há três semanas atrás eu participei de um Webnário sobre como empreender com mais criatividade, eu e minha amiga Jessica Coelho separamos uma série de dicas muito legais para quem deseja realmente causar impacto no ambiente digital.

Se você gostou das dicas de hoje, vai curtir muito  esse Webnário, são mais de 1 hora de dicas, por isso vou deixa-lo aqui embaixo, é o meu presente para você que não assistiu no dia.

Prepara papel e caneta

Foram várias dicas legais! Divirta-se e depois me conta o que achou!

Clique aqui para assistir -> Webnário sobre criatividade <-

 

E ai, curtiu essas dicas?

Saiba que agora você pode ter dicas específicas para o seu negócio, através do projeto “Deixe Sua Marca“, a consultoria do Não é só foto, para te ajudar a realmente causar impacto no mercado. Se quiser saber mais sobre o como funciona essa novidade, clique nesse link aqui ó: 

Deixe Sua Marca – Cause impacto e seja lembrado.

Antes de sair, não esqueça de deixar seu comentário. Me diz o que você achou das dicas e também do Webnário, beleza? Ah!! Muito importante! Se você conhece mais alguma estratégia legal compartilha ai no comentários para que mais gente saiba das várias possibilidades que o ambiente digital tem para oferecer, certo?  

Além disso mostre o texto para quem você acha que gostaria de ler sobre o assunto, você estará me ajudando e ajudando mais pessoas a terem acesso a todas essa dicas sobre como aumentar sua visibilidade nas mídias sociais digitais.

Bom, era isso que eu tinha para te mostrar. 

Um grande abraço e até mais.

Aqui Não é só foto!

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